Para celebrar a reedição do álbum de estreia, “Ao Longe Já Se Ouvia”, que esgotou em apenas um ano, as Sopa de Pedra apresentam-se ao vivo no Cineteatro Capitólio dia 16 de Fevereiro, às 21:30. Um concerto especial, que conta com a participação de convidados especiais, como Amélia Muge, Cramol, Daniel Pereira Cristo, José Manuel David, José Salgueiro e Lula Pena.

As Sopa de Pedra nasceram em 2012, no Porto, e são um grupo de 10 mulheres que criam e interpretam à capella arranjos originais da música popular portuguesa. Habituadas a cantar desde pequenas, este grupo de amigas tem em comum o gosto pela música de raiz tradicional. Atraídas pela riqueza melódica e harmónica da música tradicional portuguesa, mas também pela forma como traduzem o modo de viver de um povo, falando dos seus ofícios e costumes, as Sopa de Pedra revisitam a história com rigor artístico, trazendo frescura com novas harmonizações e arranjos polifónicos. Em disco e ao vivo, o grupo explora a complexidade, riqueza e profundidade da música tradicional remetendo-a para o contexto da música actual.

O repertório das Sopa de Pedra inclui, sobretudo, música de tradição oral das várias regiões portuguesas, dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao Cante Alentejano, passando também pelo repertório de cantautores como Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio ou grupos como Almanaque e GAC. Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa com uma base simples – uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar – à qual se juntam novas vozes e ideias entrançadas. Certo é que cada vez que se canta, ou cada vez que se junta um amigo, a tradição se reinventa.

Depois da passagem por vários festivais, como o Bons Sons, Andanças, Noite Branca de Braga, Primavera Sound, Festival de Músicas do Mundo, Small is Beautiful, entre muitos outros concertos, as Sopa de Pedra voltam aos auditórios com “Ao Longe Já Se Ouvia”.

Os bilhetes para o Cineteatro Capitólio, dia 16 de Fevereiro, custam 15€ e já estão em venda em blueticket.pt e nos locais habituais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.