O Teatro Meridional, em Lisboa, acolheu ontem, 31 de Outubro, a estreia do espectáculo “Sueño”, uma criação de Susana Alves Costa, numa co-produção da Buzico! e da Gato Ruim.

 

 

 

Em palco um sofá, um colchão, uma pequena mesa de suporte, uma corda, dois tecidos e uma música constante e impulsionadora da acção ao longo de todo o espectáculo. Helder Duarte e Susana Alves Costa conseguem elevado sincronismo, numa perfomance com intensidade, realismo e denotando uma frescura e capacidade física muito meritórias.

 

 

O espectáculo aborda a temática, numa junção interessante e instrospectiva, sobre o sonho e o sono. Há um desfoque da realidade e a entrada numa outra dimensão, no subconsciente que o ser humano não controla mas pelo qual viaja.

 

 

Durante todo o espectáculo somos mentes que presos numa teia voam pelo sonho e sono dos dois artistas e por uma música que potencia a mensagem do espectáculo, embora tenha que fazer o reparo que provavelmente está demasiado alta. Uma interpretação baseada, na maioria, em técnicas de dança e do novo circo e na qual a expressividade corporal de Helder e Susana sobressai. São verdadeiros e sensíveis, numa intensidade visual por vezes extrema mas que capta o espectador.

 

 

Quantas vezes já sonhou? Quantas vezes pensa nos sonhos? Já tinha pensado no sono e no sonho, em conjunto? Este espectáculo poderá responder-lhe, ou, pelo menos, dar ferramentas para que consiga uma resposta. A arte, quando o é e bem feita, permite sonhar…acordado.

 

 

Até dia 11 de Novembro o espectáculo estará em cena, no Teatro Meridional, de quarta a sábado pelas 21:30 e ao domingo pelas 16:00. Conta com música de Nuno Sá, Paulo Santos no desenho de luz, coreografia de André Nunes e Edson Carvalho, Joana Pessoa na operação técnica, a produção e vídeo de Ulisses Almeida. Produz Duarte Nuno Vasconcellos e Susana Alves Costa, com a produção executiva a cargo de Luís Macedo.

 

Fotografias: Nuno Silva- artepertinace

 

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6601 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.