Susan Palma- Nidel edita o CD “lisboa Íntima” a 11 de Novembro e visita o nosso país

susan-palma-nidel

 

Lisboa Íntima é o resultado da fortíssima ligação da extraordinária flautista Americana Susan Palma-Nidel com Portugal, com a música tradicional portuguesa e com outros incontornáveis nomes da música lusófona com quem a relação profissional e pessoal torna possível a entrega à arte da forma que neste álbum temos o privilégio de testemunhar.

 

 

Susan Palma-Nidel, flautista principal da mundialmente reconhecida orquestra Orpheus Chamber Orchestra, vencedora de um Grammy, criou assim este álbum com convidados de luxo – Carlos do Carmo, Ivan Lins, Né Ladeiras, Júlio Pereira entre outros grandes nomes da música de excelência.

 

 

O repertório viaja por diferentes caminhos: grandes temas clássicos como Alfama e Verdes Anos, nos quais o trabalho de Susan é iluminado por dois guitarristas fora de série – José Manuel Neto e Pedro Jóia; temas da música tradicional de Trás-os-Montes onde Susan conta com a inigualável Né Ladeiras; Júlio Pereira, o grande génio do cavaquinho, que toca com Susan o seu tema original Ler Devagar, do seu trabalho mais recente – Cavaquinho Pt; ou ainda o tema Iluminados de Ivan Lins que conta com Susan na flauta transversal e Ivan Lins ao piano, entre outros músicos do mais alto nível.

 

 

Mas há mais… Lisboa Íntima apresenta ainda o primeiro dueto alguma vez gravado entre dois gigantes musicais – Carlos do Carmo e Ivan Lins. Os dois amigos gravam juntos pela primeira vez e brindam-nos com o tema Fado Ultramar.

 

 

O produtor e arranjador Robert Sadin, vencedor de três Grammys, criou um ambiente sonoro único em todo o álbum. Cada tema tem uma instrumentação própria, abrindo diferentes portas que nos levam diretamente ao âmago da música acústica portuguesa. Lisboa Íntima mistura a tradição da música clássica europeia com a sonoridade e ritmos da música tradicional portuguesa.

 

 

Lisboa Íntima leva-nos através de uma floresta sonora em que a música, como a natureza, é avassaladora e nos deixa sem palavras, sentindo-nos apenas gratos por viver o momento em que a música nos invade.

 

 

Susan Palma-Nidel é conhecida pela sua forma única e incomparável de encontrar sempre novas sonoridades no seu instrumento, é também reconhecida mundialmente pela sua excepcional capacidade de compreender e interpretar um complexo e variadíssimo leque de géneros musicais.

 

 

Desde 1980 é a principal flautista do Orpheus Chamber Orchestra, vencedora de um Grammy, sendo também principal flautista das American Composers Orchestras em Nova Iorque. A sua gravação de Mozart Flute Concertos está no top 100 dos melhores álbuns de todos os tempos no catálogo da alemã Deutsche Grammophon. Susan gravou em mais de 100 álbuns de música Clássica e World ao longo da sua carreira com a DGG, Nonesuch e muitas outras editoras, assim como inúmeras bandas sonoras. Desde os finais dos anos 90 colaborou com grandes nomes da World Music e Jazz, entre os quais Branford Marsalis, Ivan Lins, Pablo Ziegler, Hector del Curto, Quique Sinesi, Denise Graves, Cyro Baptista, Leo Amuedo, Chico Pinheiro, Carlos do Carmo, Erwin Schrott e Né Ladeiras. O álbum  Elegante de 2012 – com a participação do seu grande amigo Branford Marsalis e Ivan Lins – foi aclamado internacionalmente pela World Music Press Internationally e contou com enorme sucesso nos EUA.

 

 

Susan Palma-Nidel tocou já nas mais prestigiadas salas de todo o mundo quer enquanto solista quer com várias orquestras. Continua a fazer tournés na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul com a Orpheus e ensina música nas Universidades de Columbia e Montclair State.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6262 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.