“Tauromaquia, Património Cultural de Portugal” vence Orçamento Participativo!

touradas

 

 

O projeto “Tauromaquia, Património Cultural de Portugal” foi um dos vencedores do Orçamento Participativo de Portugal, iniciativa lançada pelo Governo e em que estiveram a concurso 601 projetos.

 

 

O projeto vencedor é de âmbito nacional e visa inserir a cultura tauromáquica na lista de Património Cultural Imaterial de Portugal, ao abrigo da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

 

 

Foi proposto por representantes da Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas, contando com o apoio da Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia e da marca Touradas, que lançaram o apelo aos aficionados e amantes da cultura portuguesa para a votação neste projecto.

 

 

O resultado histórico alcançado nesta votação democrática revela não só a capacidade de mobilização dos aficionados como também a força e implantação da tauromaquia na cultura portuguesa. Para Hélder Milheiro, da Federação Portuguesa de Tauromaquia, “esta vitória é um exemplo do envolvimento cívico e democrático dos portugueses que disseram de forma clara que querem a valorização e salvaguarda do nosso património cultural e que querem a Tauromaquia declarada como património cultural imaterial de Portugal. O nosso obrigado aos muitos milhares que se envolveram nesta causa. A cidadania venceu“.

 

 

 

Luís Capucha, da Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas, considera que esta vitória “corresponde, por um lado, à manifestação do gosto dos portugueses pela cultura tauromáquica, a qual constitui um traço profundo da identidade do nosso povo. Por outro lado, representa a enorme responsabilidade de dar expressão à magnífica janela de oportunidade que se criou para que a Tauromaquia seja registada como Património Cultural Imaterial de Portugal. O que foi feito deu um bom fruto, mas começa agora um trabalho ainda mais exigente, para o qual estão convocados todos os amantes da Festa de Toiros, da democracia cultural e da liberdade”.

 

 

Fonte: Touradas.pt

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.