Teatro Carlos Alberto recebe “À Espera de Beckett ou Quaquaquaqua”, de Jorge Louraço Figueira (C/Fotos)

 

 

De 9 a 13 de Janeiro, o Teatro Carlos Alberto, no Porto, recebe o espectáculo “ À Espera de Beckett ou Quaquaquaqua”, de Jorge Louraço Figueira.

 

Este espectáculo é inspirado e evoca , de Samuel Beckett, “À Espera de Godot”. Pretende ainda ser uma homenagem a Francisco Ribeiro, mais conhecido como Ribeirinho, actor de filmes como “O Pai Tirano” ou o “Pátio das Cantigas”.

Esta peça estreou em Novembro de 2017 e cruza lembranças de personagens de teatro com factos históricos, fazendo uma homenagem especial a Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho, o actor de filmes como O Pai Tirano ou O Pátio das Cantigas.

 

É ainda revelado que “o ano de 1959 destaca-se como o mote para o espetáculo, data em que Ribeirinho encenou pela primeira vez o clássico de Beckett – peça que, assinalando agora 60 anos desde essa estreia, foi também apresentada no Porto, precisamente no Teatro Nacional São João. Pelo meio sublinha-se também um importante “acidente” biográfico real: a presença do dramaturgo franco-irlandês em Portugal, quando este se refugiou no Hotel Cidadela, em Cascais, e que Jorge Louraço Figueira desvia para a ficção, tornando-o numa figura de À Espera de Beckett ou Quaquaquaqua. A peça culmina no ano de 1973, altura em que Francisco Ribeiro fez chegar o seu espetáculo a Angola, apresentando-o a colonos e militares”.

Jorge Louraço Figueira, responsável por texto e encenação, afirma que o espectáculo “é uma reflexão sobre a vontade de não fazer nada e sobre o dilema entre desistir e perseverar”. A interpretação está a cargo de Estêvão Antunes, Mário Moutinho, Óscar Silva e Pedro Diogo.

Poderá ser visto de quarta a sexta-feira, às 21:00; ao sábado, às 19:00; e ao domingo, às 16:00. A récita do dia 12 de Janeiro “dá” Carta-Branca a crianças com idade superior a quatro anos, com um espaço de oficinas e babysitting cuja inscrição é de 2,50 euros. O preço dos bilhetes para o espetáculo é de 10 euros.

 

A galeria de imagens da autoria de Filipe da Silva Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.