Traga-Mundos: Ao serviço da cultura comemorando o quinto aniversário!

A livraria Traga-Mundos comemora cinco anos de actividade. A livraria abriu portas a 5 de Novembro de 2011 na rua Miguel Bombarda, zona histórica da cidade e entre comércio tradicional, no espaço onde durante muitos anos esteve a notável Livraria Setentrião.

A livraria Traga-Mundos espaço multicultural de livraria e alfarrabista é um espaço de referência para a cultura de Vila Real. A galeria já recebeu exposições de pintura, fotografia, escultura, cerâmica ou artesanato. O espaço também já recebeu apresentações de livros, tertúlias temáticas, workshops, ateliers e oficinas sobre as mais variadas temáticas.

 

 

Tudo começou na livraria Traga-Mundos devido ao trabalho árduo do dono, António Alberto Alves, que (re)visitou a oferta de outras livrarias em diversas cidades. Para além disso também estudou catálogos de editoras e iniciou contactos. Sobretudo, deu um nome à iniciativa, redigindo o seguinte conceito orientador, que se foi apurando: “Queremos construir uma referência quando se pensa na região de Trás-os-Montes, nomeadamente do alto Douro vinhateiro, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato” e é desta forma que a loja orienta a exposição e venda dos produtos.

 

 

Em relação ao artesanato pode ser adquirido desde a olaria negra de Bisalhães a cutelaria, das máscaras a instrumentos de manufactura tradicional, da latoaria a outros artefactos.

 

 

Esta é uma livraria especializada na temática do Douro, incluindo álbuns de edição cuidada e guias (turísticos, vinhos, vinhos do porto, quintas, castas). Aqui também estão presentes os autores locais e regionais com projecção nacional e universal: A.M. Pires Cabral, António Cabral, João de Araújo Correia, Miguel Torga ou Otílio Figueiredo. Estes autores escreveram obras em prosa ou poesia; romances, novelas e contos. 

 

 

Os livros técnicos e revistas temáticas; álbuns infanto-juvenis e de banda-desenhada; de edições de bolso a álbuns de fotografia; de guias turísticos a cd’s e dvd’s; de edições de autor a edições de associações e outras instituições; em português e em mirandês; num esforço para se reunir e apresentar num mesmo local a riqueza cultural e literária da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

 

 

Neste local pode ser encontrada preciosa informação turística, sobre eventos, romarias, restauração, alojamento, percursos, museus, igrejas e capelas ou parques naturais.

 

 

Na Traga-Mundos pode-se encontrar de tudo sobre esta região do país que é conhecida pelo vinho do Douro. Mas também podem ser adquiridas garrafas de vinho generoso, também denominado do Porto, ao vinho moscatel, com exemplares de aguardentes velhas. Estes exemplares têm 10, 20, 30 e mais de 40 anos.

 

 

Esta também é uma loja de mercearia fina: de compotas a ervas aromáticas, de chás a licores, de mel a frutos secos, de sabonetes naturais a azeite extra virgem, privilegiando produtos da agricultura local, familiar e tradicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.