“Variações, de António” conta com Sérgio Praia a interpretar António Variações

“Variações, de António” é o novo espectáculo da Buzico! Produções Artisticas. A estreia acontece a 24 de Junho 2016, na Sala Estúdio Mário Viegas, do Teatro Municipal São Luiz. Conta com interpretação de Sérgio Praia e autoria de Vicente Alves do Ó.

 

A história decorre na barbearia, num realismo que se transforma lentamente numa paisagem minhota, onde António nasceu e cresceu. O monólogo, “Variações, de António”, acompanha o cantor/autor e barbeiro durante um dia da sua vida, um único dia. Entre as primeiras horas da manhã e as primeiras horas da noite, António habita o seu espaço primordial na sequência duma febre ele procura ocupar o tempo com a composição das novas músicas para o segundo álbum de originais, as memórias da sua vida e da sua inspiração, os telefonemas dos amigos, as batidas à porta, tudo num contexto singular onde as várias vozes que o compõem multiplicam-se através das histórias, dos episódios, das recordações, da inquietação, do futuro e da música.

 

 

Ao longo de uma hora e meia, António – cheio de energia, ideias, vontade, manias e desejos, encontramo-nos com um homem adoentado, cansado, irritado, com uma febre que não percebe, que o deixa carente e menino. Voltamos a ver o filho da Dona Deolinda de Jesus. Vivemos com ele todo este tempo de exaltação. O seu primeiro disco ainda anda nos ouvidos de toda a gente (afinal a acção desenrola-se no ano de 1983), toca em todo o lado, as primeiras aparições na televisão são conversa em todas as casas, pela estranheza, pela novidade, pela irreverência. Portugal não sabe o que ele é, ele só quer ser Portugal inteiro. De Braga a Nova Iorque, quer ser o país inteiro com o mundo lá dentro. E atrás desta vontade imensa e frenética de criação, o homem apaixonado, viril, despojado, crente, amante, devoto de Amália Rodrigues e de Nossa Senhora, compondo com a música a vida e da vida tirando as letras para cantar o que ficou e o que fica. Um poeta do tamanho da existência que perdurou para lá da sua morte.

 

 

O espetáculo estará em cartaz naquela sala de 4ª a Sábado às 22:00 e domingo às 17:30, de 24 de Junho a 10 de Julho. Durante o mês de Julho a peça irá em digressão por inúmeras salas do país. O preço dos bilhetes é de 12 euros.

 

 

Este monólogo tem o texto e a encenação de Vicente Alves do Ó e conta com Sérgio Praia no papel do famoso cantor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.