Viagem Literária em Viana do Castelo

viagem-literaria

 

18 meses depois, a grande Viagem Literária chega ao fim no dia 24 de Setembro, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com a presença dos autores Manuel Jorge Marmelo e Richard Zimler.

 

 

O jornalista João Paulo Sacadura conduz uma conversa de 90 minutos entre os dois convidados. Pelo caminho, a conversa segue pelas mais recentes obras dos autores (como Macaco Infinito, de Manuel Jorge Marmelo) e pelos seus percursos biográficos e literários. No final, há ainda espaço para questões do público e, depois de terminada a conversa, para a habitual sessão de autógrafos e contacto mais directo entre os escritores e os leitores.

 

 

Manuel Jorge Marmelo ganhou em 2005 o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco com “O Silêncio de Um Homem Só”. Já Richard Zimler,autor americano a viver em Portugal há muitos anos, desde 1996 publicou dez romances, uma coletânea de  contos e dois livros para crianças.

 

 

Este festival literário por etapas, ou por capítulos, juntou mais de 4000 espectadores, lotou teatro municipais de várias cidades, e levou a todo o país grande escritores: romancistas, poetas, jovens, consagrados, portugueses e estrangeiros. Na estrada desde 25 de Abril de 2015, a Viagem Literária completa agora o seu percurso de mais de 1500 km nas estradas de Portugal  Continental e de 2 deslocações às Regiões Autónomas para grandes  sessões no Funchal e em Ponta Delgada.

 

 

Participaram na Viagem Literária alguns dos escritores de língua portuguesa mais aclamados, como: Valter Hugo Mãe, Francisco José Viegas ou José Eduardo Agualusa.

 

 

A 18.ª etapa deste festival literário itinerante acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, a partir das 21:30. O evento tem entrada gratuita com bilhete sujeito a levantamento prévio ou reserva.

 

 

Termina assim a Viagem que foi percorrendo o país à boleia dos livros e da literatura, cumprindo a sua missão de levar os escritores ao encontro dos seus leitores, contribuindo para a descentralização e democratização do acesso à cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.