Vila Franca de Xira: “concelho que dedica muita atenção à cultura”

 

 

Após apresentação da nova imagem promocional de Vila Franca de Xira, que decorreu esta segunda-feira, nos Paços do concelho, o Infocul entrevistou a vereadora com o pelouro da cultura que nos falou sobre os destaques e a vida cultural de Vila Franca de Xira.

Maria Manuela Ralha, vereadora com pelouro da Cultura, destacou “desde logo temos uma tradição histórica, muito grande, ligada ao neo-realismo, como sabe muita da literatura do grupo de neo-realismo vem deste concelho, vem daqui, temos cá o único museu desta linha estética que é o Neo-Realismo. Podem encontrar cá desde os estudiosos aos curiosos, podem encontrar cá toda a informação relativamente ao movimento neo-realismo português e não só, até internacional”, acrescentando ainda que “temos a Fábrica das Palavras que é uma biblioteca única no país e que o seu estilo arquitectónico tem trazido muita gente. Mais do que uma biblioteca é um centro cultural”.

Alargou ainda a proposta cultural ao referir que “no turismo militar, somos um dos seis concelhos em que temos a presença dos fortes das Linhas de Torres, a linha defensiva no tempo de Napoleão, em Lisboa” e que “temos uma grande tradição nas escavações arqueológicas e nas descobertas arqueológicas. Temos cá peças únicas que foram descobertas neste concelho”, destacando o Monte dos Castelinhos.

A vereadora vilafranquense fez questão de referir que “Vila Franca em termos culturais não é apenas as esperas de touros, o Colete Encarnado e afins. Temos por exemplo a Bienal de Fotografia que vai começar agora dia 26 e em que temos alguns dos maiores fotógrafos mundiais aqui presentes, temos a Cartoon Xira que é uma mostra do melhor que se faz nacional e internacionalmente, que é única no país e que pode ser visto em Vila Franca de Xira. Temos grandes exposições em Vila Franca; temos concertos; temos um ciclo de música clássica que decorre na Fábrica das Palavras todos os meses; temos as jam sessions com tributos a músicos internacionais famosos, com músicos profissionais do concelho todas as sextas à noite; temos os espectáculos de verão que decorrem pelo concelho inteiro; temos peças de teatro; temos grupos de teatro. Portanto temos música, literatura, temos cinema, temos muita coisa a decorrer no concelho, portanto como vê há muito que podem ver”.

Relativamente ao orçamento disse que “muito do orçamento da cultura está diluído noutros orçamentos, como por exemplo o turismo, mas estamos a falar de mais de 1%, que é aquilo que é pedido a nível nacional, nós aqui temos-lo. Somos um concelho que dedica muita atenção à cultura e portanto temos muito interesse em preservar as nossas memórias como projectar o futuro e levar a cultura para outros público e portanto é isso que temos tentado fazer e mostrar que Vila Franca é mais do que esperas de touros e touradas. É essa a nossa tradição de facto, mas temos tentado que seja um bocadinho mais do que isso. E de facto a nossa vida cultural já nos traz muitas pessoas de Lisboa, aos nossos concertos, aos espectáculos de teatro, de dança, às nossas grandes exposições”.

Por isso, revelou que “somos dos poucos municípios que ainda tem Quintas Municipais, as grandes quintas com produção de vinho, com vinha e isso… Além disso temos espectáculos únicos, portanto temos imensa coisa que pode ser vista e visitada em Vila Franca”.

 

Entrevista e Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Arlindo Homem

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6322 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.