O Município de Vila Franca de Xira prestou este sábado, 2 de Fevereiro, homenagem ao matador e touros José Júlio, filho da terra. Junto do Mercado Municipal foi inaugurado um busto, da autoria de Alberto Gérman.

A cerimónia começou junto dos Paços do concelho com a Banda do Ateneu Vilafranquense a dar inicio à cerimónia percorrendo caminho, com multidão atrás, até junto do Mercado Municipal.

Além dos autarcas, há a destacar muitas personalidades do meio tauromáquico presentes como Rui Bento Vasques, Eduardo Oliveira, António Ribeiro Telles, Nuno Casquinha, Luís Capucha, entre tantas outras individualidades.

Junto do busto, que foi benzido, foram proferidas palavras entusiásticas relativamente ao matador e ao homem: José Júlio. Alberto Mesquita, presidente da Câmara, João Santos, presidente da Junta de Freguesia, Luís Capucha, representante da comissão organizadora, Alberto Germán, escultor, e ainda o pároco, foram os elementos a discursar. Mas o discurso mais aguardado, e emotivo também, foi de José Júlio, aos 84 anos denotando sentido de humor e gratidão apurados.

Homenagem a José Júlio, junto do Mercado Municipal de Vila Franca de XiraVila Franca de Xira – Praça de Touros de Vila Franca de Xira – Vila Franca de Xira – Vila Franca Xira

Publicado por Infocul em Sábado, 2 de fevereiro de 2019

No final da cerimónia, o Infocul falou com Luís Capucha que nos confessou a origem da iniciativa, “a ideia surgiu após a exposição que se fez na Patriarcal de homenagem ao maestro José Júlio, há cerca de um ano/ano e meio talvez, quando um grupo de cidadãos de Vila Franca (que inclui o João Conceição, Osvaldo Falcão, Francisco Milhano Pereira, António José de Matos Oliveira e eu próprio, Luís Capucha), formámos uma comissão porque achámos que José Júlio devia ter uma homenagem em vida, para além do que tinha sido feito. Para além da exposição, para além do livro que é extraordinário (talvez o melhor livro que já se escreveu sobre um toureiro, que se fez em Portugal). Porque não é um livro sobre coisas menores, é sobre a tauromaquia de José Júlio, e o José Júlio tem uma tauromaquia que tem valor mundial. Depois disso faltava ainda alguma coisa, e a primeira é exactamente um busto, que acabou por acontecer aqui. Reunimos, pensámos como havíamos de fazer, fomos falar com o presidente da câmara que rapidamente anuiu”.

Luís Capucha revelou ainda que não foi “absolutamente nada” difícil convencer Alberto Mesquita, até porque “esta era a homenagem ao primeiro matador de touros de Vila Franca de Xira mas também representante de todos os outros que se lhe seguiram, e essa garantia era dada pela presença na comissão do Osvaldo Falcão, que é o representante do José Falcão e portanto esta homenagem ia directa não só para o José Júlio mas para todos os que se lhe seguiram. Portanto não houve dificuldade nenhuma nessa perspectiva, a dificuldade seguinte era ‘quem vai realizar o busto?’ E aí tivemos a ajuda do Vitor Escudero para encontrar o escultor ideal, tem obra vastíssima do ponto de vista taurino, espalhada por todo o mundo e com grande relevo. De facto, é um escultor extraordinário, professor de escultura na Universidade de Sevilha, que por sorte, também anuiu e aderiu à iniciativa, porque ainda por cima o pai dele era um grande amigo de José Júlio. E portanto, ele fez um preço absolutamente extraordinário, não só porque estava a criar uma obra artística do gosto dele mas estava também a homenagear o pai. O busto, não se vê daqui de baixo mas tem um segredo que é uma homenagem ao pai do Alberto German

Portanto tudo isso foi fácil, o mais difícil eu vou-lhe dizer mas não digo mais do que isto: foi quando algumas pessoas em Vila Franca começaram a pôr alguns pauzinhos na engrenagem e tentando pelas razões, que eu acho que não as melhores, criar dificuldades” acrescentou ainda, esclarecendo que “de anti-taurinos não recebemos nenhuma pressão, dos habitantes de Vila Franca a adesão está à vista, esta praça está cheia, está aqui Vila Franca em peso. São aquelas coisas mesquinhas”.

One thought on “Vila Franca de Xira rendeu homenagem ao matador de touros José Júlio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.