Violas de Arame “encontram-se” em Castro Verde

Pedro Mestre 23

 

Nos dias 3 e 4 de junho, Castro Verde volta a receber aquele que é já o 7º Encontro de Violas de Arame e ao qual se associa a realização simultânea do 4º Encontro de Tocadores de Viola Campaniça. Promovido pela Associação de Cante “Os Cardadores” e pela Viola Campaniça Produções Culturais, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, o Encontro tem início no sábado, 3 de junho, nas instalações da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, pelas 10h30, com a apresentação do futuro Centro de Viola Campaniça, Artes e Ofícios de Castro Verde, pelo vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, Paulo Nascimento.

 

 

Segue-se uma mesa redonda de apresentação das Violas de Arame que contará com a presença dos tocadores Pedro Mestre, José Barros, Vítor Sardinha, Rafael Carvalho e Chico Lobo. Este momento contará ainda com a participação dos tocadores convidados Alísio Saraiva (Viola Beiroa), Ricardo Fonseca (Viola Beiroa), João Vila (Viola Toeira) e Eduardo Costa (Viola Amarantina). 

 

 

Para a tarde (14h00) está reservada a abertura ao público da Exposição de Cordofones do espólio do músico Pedro Mestre e, a partir das 14h30, tem início a mesa-redonda “A Viola de Arame Portuguesa” que contará com a participação de Manuel Morais, Musicólogo e Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora, de Domingos Morais, Professor/Etnomusicólogo – IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa, e de Salwa Castelo-Branco, Professora e Etnomusicóloga / Instituto de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Para as 16h30 está agendado o debate sobre a Candidatura da Viola de Arame Portuguesa a Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Às 21h30, o Cineteatro Municipal de Castro Verde recebe o espetáculo “Violas de Arame Concerto” (entrada livre), um encontro de sonoridades das várias violas de arame, que aqui apresentará um repertório composto por temas do cancioneiro tradicional e alguns inéditos. 

 

 

No domingo, 4 de junho, a manhã será dedicada às oficinas das várias violas de arame, dinamizadas pelo conjunto de tocadores presentes, na Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

 

 

O Encontro destina-se a todos os músicos, etnógrafos e curiosos com interesse pela música tradicional de raiz e tem como propósito reafirmar a importância da salvaguarda destes instrumentos de tradição. De salientar que o Encontro de Violas de Arame tem a sua génese em Castro Verde, tendo a primeira edição acontecido em 2009, por ocasião da Planície Mediterrânica, pela mão do músico e tocador Pedro Mestre, facto que confirma a importância que Castro Verde teve, e tem, neste campo, assumindo um papel que importa manter e desenvolver, e para o qual o futuro Centro de Viola Campaniça, Artes e Ofícios pretende ser um valioso contributo.

 

 

Esta iniciativa conta ainda com a colaboração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e da Associação “Moços d’Uma Cana” e o apoio à divulgação da Antena 1.

 

 

Informações / inscrições através do e-mail violadearame@gmail.com ou pelo telefone 969 415 729 (Pedro Mestre).

 

 

Programa completo da iniciativa disponível aqui .

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 29/05/2017

Tagged with:    

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_