Visita às reservas do Museu do Oriente

estampagem.8.4C59-2 (2956)

 

No dia 19 de Maio, às 15:00, o Museu do Oriente vai abrir as portas da sua reserva para uma visita guiada ao núcleo de Estampagens Chinesas da colecção Kwok On, que dá a conhecer o desenho das Pedras Esculpidas da Dinastia Han.

 

 

Também conhecidas por tapian ou “imagens roubadas à pedra”, as estampagens chinesas foram utilizadas ao longo dos tempos para registar, copiar e distribuir imagens e textos gravados, tendo surgido no Período Han do Oeste (206 a.C – 24 d.C.).

 

 

Correspondendo a materiais de construção e acessórios funerários, as Pedras Esculpidas eram utilizadas em portões, túmulos e câmaras funerárias, com a função de consolidar a estrutura e funcionar como elemento decorativo, geralmente representando cenas de uma procissão, do cultivo, da música, episódios históricos, corpos celestiais ou criaturas mitológicas. No momento em que as Pedras Esculpidas foram substituídas pelos murais pintados, e começaram a ser utilizados outros tipos de matrizes mais leves, como é o caso da matriz de madeira da xilogravura, as tapian foram sendo deixadas de lado, utilizadas hoje como forma de documentação de descobertas arqueológicas. 

 

 

Esta visita guiada, que realiza-se no dia 19 de Maio das 15:00 às 17:00, pretende ilustrar a técnica da estampagem chinesa e a sua história, através dos vários exemplares de tapian existentes na colecção Kwok On. As entradas custam 12€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.