Visitantes e Residentes no Algarve avaliam de forma positiva a oferta cultural

Logo 365 PT

 

Um estudo encomendado pela Região de Turismo do Algarve e desenvolvido pela Universidade do Algarve avalia de forma positiva a nova oferta cultural no Algarve após a primeira fase do programa “365 Algarve”. Este estudo constatou que 84% dos residentes e 79% dos visitantes que assistiram aos eventos deste programa cultural ficaram satisfeitos com esta nova experiência.

 

 

A maioria viu as suas expectativas serem superadas, pretende participar em outros eventos do programa e considera o “365 Algarve” uma iniciativa inovadora, bastante diversificada e com eventos e espaços de excelência. Estas são as principais conclusões do estudo que visa aferir as preferências e o grau de satisfação e conhecimento do público que participa nos eventos do programa “365 Algarve”, cuja primeira edição termina em Maio. 

 

 

A percentagem de participação nos eventos do programa “365 Algarve” é elevada: 54% dos residentes assistiram, em média, a dois eventos e 76% dos visitantes a, pelo menos, uma apresentação. As preferências recairam nos espetáculos musicais, de dança e teatro. A atractividade do programa, o gosto pelos eventos escolhidos e o gosto pela cultura foram os principais motivos que levaram tanto os residentes como os visitantes a participar. O facto de os eventos decorrerem perto dos locais de residência foi um factor de relevo para os residentes enquanto para os visitantes pesou a possibilidade de usufruir de novas experiências no Algarve através de eventos diferenciadores.

 

 

Este evento mostra também que o programa “365 Algarve” é conhecido tanto por residentes (70%) como por visitantes (57%). O logótipo foi visto por 61% dos residentes e 47% dos visitantes, enquanto os anúncios foram vistos por 57% dos residentes e 47% dos visitantes. Logótipos e anúncios são menos reconhecidos entre os visitantes, o que indica a necessidade de apostar numa maior promoção e divulgação em canais nacionais e internacionais, pois os visitantes acabam, de uma forma geral, por participar nos eventos sem planeamento prévio. As redes sociais, a Internet, os outdoors e os jornais e revistas são os meios pelos quais o público tomou conhecimento deste programa.

 

 

De um modo geral, a génese do programa está clara na mente dos residentes e dos visitantes, com o público a associar o “365 Algarve” a música, dança e atividades culturais. As mensagens-chave do programa que visa divulgar e promover a cultura na região algarvia durante todo o ano também foram apreendidas pelo público. Este programa incentiva a promover a criação artística e cultural do Algarve durante a época baixa, formando novos públicos na população algarvia assim como nos turistas nacionais e internacionais que visitam a região mais turística de Portugal.

 

 

Para o desenvolvimento deste estudo, foram promovidos 1200 inquéritos (181 ao público, 314 a turistas e 314 a residentes) e oito entrevistas a stakeholders. A maioria dos inquiridos tem uma idade média de 53 e 46 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.