Visitas guiadas por Joel Cleto em Matosinhos

joel cleto

 

 

A Primavera está quase a regressar e, com ela, voltam as visitas noturnas à história, às lendas e ao património de Matosinhos conduzidas pelo historiador Joel Cleto.  O programa do Moontosinhos para 2018 será apresentado na quinta-feira, 15 de fevereiro, pelas 21:30, numa sessão no edifício da antiga Real Vinícola que servirá também para iniciar o novo ciclo de conferências dirigido por Joel Cleto, as “Conversas sob as estrelas”.

 

 

 

As conferências terão lugar em edifícios e monumentos de Matosinhos que, em alguns casos, estarão abertos ao público pela primeira vez, contando com um conjunto de convidados com trabalhos de investigação científica já realizados sobre os locais e as temáticas a eles associadas. O novo programa procurará, assim, dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.

 

 

As “Conversas sob as estrelas” surgem também como um complemento natural do “Moontosinhos”, cujas visitas em noites de lua cheia têm constituído um êxito retumbante, sendo mensalmente acompanhadas por várias centenas de pessoas. A iniciativa percorrerá, em 2018, alguns dos locais mais icónicos da história de Matosinhos, sendo a participação gratuita mediante inscrição prévia pelo e-mail gmah@cm-matosinhos.pt.

 

 

 

A presentação dos dois programas terminará com uma visita guiada por Joel Cleto ao quarteirão da Real Vinícola, construído no final do século XIX por iniciativa de Clemente Menéres e da empresa Menéres & Cª. Após décadas de abandono, aquele que foi o primeiro edifício industrial surgido após a criação do Porto de Leixões está agora totalmente restaurado, albergando a Casa da Arquitectura e a Orquestra Jazz de Matosinhos.

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 13/02/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_