A Voz do Operário revelou premiados e elenco da 1ª Gala de Fado

a voz do operario.

 

 

 

Realizou-se esta terça-feira, 17 de Outubro, a apresentação da 1ª Gala de Fado A Voz do Operário. Um espectáculo solidário, que se pretende anual, e que premiará diversos artistas do panorama das artes, com o fado em destaque.

 

 

Numa conferência que contou com alguns dos premiados e dos participantes na gala, que realizar-se-á a 12 de Novembro pelas 15:00, foram revelados os premiados desta primeira edição e ainda os artistas que actuarão na gala.

 

 

 

Os premiados deste ano são Maria da Nazaré (Artes e Espectáculo – Madrinha da Gala), Carlos do Carmo (Solidariedade), Maria Amélia Proença e António Rocha (Carreira), Mário Raínho e Fernando Campos de Castro (Poesia e Literatura), António Parreira e Vital D’Assunção (Compositor), Beatriz Felizardo e Pedro Junot (Revelação), Grupo Sportivo Adicense (Divulgação), Anita Guerreiro (Lisboa) e José António Garcia (Popular). Os premiados estão alinhados em categorias.

 

A ligação entre a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário e o Fado remonta aos finais do século XIX. Ao longo da história da instituição, inúmeras foram as personalidades do mundo do fado que ajudaram a manter viva uma actividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela Voz do Operário. De igual modo, as páginas do jornal A Voz do Operário foram um espaço sempre aberto para muitos autores lá registarem os seus poemas, e defenderam o Fado enquanto expressão cultural, social e das classes trabalhadoras” revelou a organização.

 

 

O cartaz da Gala de Fado A Voz do Operário conta com a participação solidária de Ana Maurício, António Pinto Basto, Augusto Ramos, Cidália Moreira, Conceição Ribeiro, Emma, Fernando Santos, Filipe Duarte, Hélder Moutinho, Jorge Baptista da Silva, Luís Matos, Maria da Nazaré e Vanessa Alves.

 

 

 

Bruno Netto é pintor e artista plástico responsável pela imagem oficial da Gala de Fado A Voz do Operário, inspirada na voz e na imagem da consagrada fadista Maria da Nazaré, quer para o cartaz, quer para estatueta dos Prémios A Voz do Operário, bem como para o cenário da Gala. A imagem do cartaz é parte integrante do quadro que Bruno Netto doou à Voz do Operário para leilão com o objectivo de angariar fundos para nobre causa da Gala de Fado A Voz do Operário.

 

 

As obras de remodelação do salão de festas desta instituição ascendem a 600 mil euros, aproximadamente, segundo revelou a organização.

 

 

A organização deste evento está a cargo d’ A Voz do Operário e da Música Unida.

 

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6782 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.