Depois de terem sido impedidos de vir a Portugal em maio, devido à pandemia de Covid-19, a jovem ativista Greta Thunberg, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e Donald Trump chegam finalmente às Caldas da Rainha para serem as estrelas da 15ª edição do World Press Cartoon. Adiado pelas medidas de confinamento, o arranque da exposição está agora assegurado para o dia 19 de setembro, com a cerimónia de entrega dos prémios.

 

Cerca de 280 cartoons, de 150 publicações oriundas de 50 países, estarão em exposição no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. O júri internacional, presidido pelo cartoonista António Antunes, deliberou em conjunto sobre um total de 1000 candidaturas, que foram submetidas a concurso.

 

Os melhores cartoons publicados pela imprensa em 2019 foram avaliados nas categorias editorial, caricatura e desenho de humor, cabendo ao vencedor um prémio monetário de 10.000 euros.

 

“Abrimos, cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde”, garante o presidente do júri. De forma a evitar ajuntamentos, “a gala deste ano será um espetáculo mais audiovisual e a apresentação contará com menos participantes”, acrescenta o cartoonista António.

 

Numa altura em que a cultura tem sido uma das áreas mais afetadas por esta crise pandémica, António Antunes ressalva a importância de visitar eventos como este, garantindo “uma exposição plena, que nada sofreu com a pandemia na seleção ou número de desenhos, visto que as inscrições encerraram antes da obrigatoriedade do confinamento”. Assim, a organização “convida todos a visitar o WPC nas Caldas da Rainha” e garante: “Vai valer muito a pena a viagem a esta que é classificada como Cidade Criativa da Unesco”.

 

O painel de jurados é, ainda, composto por Jacuk Wiejacki (Polónia), Osmani Simanca (Cuba), Sabine Glaubitz (Alemanha) e Jean-Michel Renault (França).

 

O espetáculo de abertura ficará a cargo dos italianos Luca e Tino e do humorista belga Elliot Jenicot, já conhecido de edições anteriores. A animação musical é da responsabilidade da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade, dirigida pelo Maestro David Santos.

 

O World Press Cartoon decorre até 15 de novembro, todos os dias, com entrada livre, entre as 10h00 e as 18h00, na cidade que acolhe este evento desde 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.