“The World of Steve McCurry” traz uma retrospectiva de um dos maiores fotógrafos do mundo até ao Porto

Cartaz World of SteveMcCurry JPEG

 

 

A exposição “The World of Steve McCurry”, que inaugura no dia 10 de Outubro na Alfândega do Porto, vai apresentar 200 fotografias da autoria do fotógrafo americano. Um dos pontos altos desta exposição é o retrato de Sharbat Gula, uma menina afegã que foi capa da “National Geographic”.

 

 

Esta exposição, que é uma retrospectiva do trabalho de Steve McCurry, chega a Portugal depois de ter estado em Itália, Bruxelas, Madrid ou Barcelona. Esta mostra vai expor as fotografias mais influentes do portfólio do fotógrafo nas também vai apresentar alguns negativos nunca antes revelados, como é o caso da colecção a preto e branco resultante da sua primeira reportagem no Afeganistão em 1979/80.

 

 

Esta exposição, que tem a curadoria de Biba Giacchetti, propõe uma viagem pela lente de Steve McCurry. Uma viagem que nos leva do Afeganistão à Índia, do Sudoeste Asiático a África, de Cuba aos Estados Unidos, do Brasil à Itália.

 

 

O 11 de Setembro, fotografado a partir do seu escritório em Nova Iorque, a Guerra do Golfo, o conflito do Afeganistão, o Japão pós-tsunami, o drama das crianças-soldado, momentos marcantes da história dos nossos tempos que ficaram imortalizados por Steve McCurry.

 

 

Em todos estes retratos a figura humana é a grande protagonista e podemos ver um dos outros grandes amores do fotógrafo, o cinema. As suas imagens são de uma extrema poesia, mesmo estando em locais onde a vida é bastante dura e onde a guerra e a violência andam de mãos dadas.

 

 

A cenografia desta exposição é da autoria do arquitecto italiano Peter Botazzi. Neste labirinto de imagens, não há lugar para cronologias ou qualquer ordem imposta pela natureza. É uma viagem intemporal pelo mundo do artista, através da sua lente, estimulada por um conjunto de turbilhões visuais, cada um mais impactante e reflexivo que o outro.

 

 

A exposição “The World of Steve McCurry”, que é uma coprodução das produtoras Civita Mostre, SudEst e Tempora, estreia na Alfândega do Porto no dia 10 de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.