XX Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja

 

 

Está a arrancar a vigésima edição do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, que culminará, como tem sido tradição nos últimos 19 anos, com a realização da Centenária Feira de Maio.

As actividades programadas têm início no dia 03 de Maio e decorrem até ao dia 29 de Maio em Azambuja. É um mês repleto de actividades ligadas à tauromaquia, com colóquios, uma exposição, eventos taurinos e equestres e momentos de festa e convívio.

No primeiro dia terá lugar um colóquio organizado pela União de Tertúlias de Azambuja, com o tema “O Toiro Bravo – A Evolução”, que irá realizar-se pelas 21:30, no Club Azambujense. Durante o mês estão programados mais dois colóquios. No dia 10 de Maio, com organização da Tertúlia Festa Brava, o tema será “A Dinastia Ribeiro Telles”, a partir das 19:00, no Auditório do Páteo Valeverde. A mesma colectividade convida todos os aficionados a participar num jantar, que terá lugar na sede da tertúlia (sujeito a marcação pelo número de telefone 963 349 990). No dia 17 de Maio, a Poisada do Campino organiza um colóquio com o tema “Tauromaquia – Que Futuro?”, pelas 21:30, na sede da associação, junto à Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.

No dia 04 de Maio, sábado, o destaque vai para a inauguração da exposição “Ganadaria Eng.º Jorge de Carvalho – 50 anos de história”, na Galeria da Biblioteca Municipal, pelas 17:00, mostra que ficará patente até ao dia 04 de Junho. Ainda a 04 de Maio, a música e a dança irão animar a noite com uma Festa Rociera e a actuação do DJ Fábio Machado, a partir das 21:00 na Poisada do Campino. Mais arte de palco no dia 11 de Maio, em que está programado um espectáculo de flamenco “Taconearte”, pelas 21:30, no Auditório Centro Social e Paroquial de Azambuja. No dia 18 de Maio irá decorrer o III Festival de Escolas de Sevilhanas “Azambuja Sevillanissima”, com a participação de 7 escolas de sevilhanas, na Praça do Município. Ambos os espectáculos são organizados pelo Município de Azambuja.

A Associação “Poisada do Campino” organiza várias actividades na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. No dia 05 de Maio, pelas 16:00, haverá uma aula de toureio intitulada “6 Escolas de Toureio de Portugal e Espanha”. Nos dias 11 e 18, pelas 15:00, estão programadas duas vacadas para diversão dos aficionados mais destemidos. Sábado 25 de Maio, pelas 22:00, o dia será assinalado por um espectáculo de recortadores que marca a abertura do circuito nacional.

O Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, por seu lado, juntou-se às comemorações com duas iniciativas a realizar no Terreiro das Actividades Equestres. No dia 11 de Maio, um Circuito de Ensino de Equitação, pelas 10:30; e no dia 19 de Maio, um Concurso do Traje Português de Equitação.

No dia 24 de Maio a Tertúlia Festa Brava, convida todos os aficionados a participar num Jantar/Palestra “Homenagem – 35 anos de Alternativa do Cavaleiro Rui Salvador”, no salão da Tertúlia. A participação é sujeita a marcação, a realizar pelo telefone 963 349 999.

Na véspera das grandes emoções da Feira de Maio, e a terminar este Mês da Cultura Tauromáquica, a União de Tertúlias de Azambuja, organiza no dia 29 de Maio, uma largada de quatro toiros, pelas 22:00, nas ruas da vila. A noite acabará cheia de animação, no Largo do Rossio, com um concerto “Fiesta Lusa” e uma largada com duas vacas.

Chegados ao final do mês… aí estará mais uma edição da Feira de Maio de 30 de Maio a 3 de Junho de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.