“A propósito de música…”: Friday Afternoon

Em tradução à letra, “Friday afternoon” quer dizer “ Sexta à tarde” e é o nome de uma banda formada por alunos, estudantes e estudantes de música também.

O nome vem do facto de inicialmente se juntarem às 6as feiras na escola de música onde se conheceram e onde estão e continuam a crescer como pessoas e músicos.

Depois de muito pensarem, este nome soou-lhes muito bem ao ouvido e surgiu naturalmente.

Friday afternoon” é uma banda composta por:

Voz, piano, Baixo, Guitarra eléctrica e bateria. Só este formato faz-me lembrar os míticos anos 80 onde era muito comum haver “bandas de garagem”, onde amigos que de algum modo tocavam algum instrumento decidiam começar uma banda e muitas delas foram começando a ser reconhecidas neste formato.

Hoje em dia provavelmente são raras as que sobrevivem, mas também delas surgiram músicos individuais como cantores, compositores e músicos.

Tocar em bares era habitual e uma experiência de crescimento musical, também estes jovens músicos fazem hoje essa mesma experiência, embora em tempos diferentes.

Eu própria fiz essa experiência e recordo-me bem dos ensaios na garagem do João, em Albarraque, onde ensaiávamos músicas originais e depois tocávamos em Bares.

Chagámos a fazer uma maqueta e até a ser entrevistados na Rádio de Sintra.

Tínhamos pernas para andar, sem dúvida, mas a uma dada altura o rumo da vida mudou para mim e por opção abandonei a banda.

Coisas da vida… rumos…

 

Escolas de música:

Continuam hoje a ter um impacto importante na formação de músicos bem como nas pessoas.

Costumo dizer que os alunos que estudam música são especiais, diferentes… encaram a vida de uma outra maneira e a música acaba por ser um suporte, um sustento, muitas vezes ( e tantas) um escape para os problemas dos jovens. 

São pessoas que crescem com uma visão da vida mais ampla e enriquecedora, pois sabem dar o seu talento aos outros e também eles tiram partido emocional, social e obviamente, mais tarde para quem segue música, partido profissional, pois será esse o sustento e construção de uma vida.

Não é fácil, nunca foi, mas nos dias de hoje ainda é mais difícil, porém “Querer é poder” e estes jovens acreditam piamente nisso.

 

Os “Friday Afternoon” nasceram portanto através duma escola de música e apesar de já darem os seus concertos em bares, e outros eventos para que são convidados, associam-se muitas vezes a eventos da escola onde nasceram já que esta é o “berço” por assim dizer, e é muito gratificante ver esta abertura e espontaneidade destes jovens em mostrarem aos outros como podem ir mais longe se quiserem. 

Não só mostram aos que estudam música, como a pessoas comuns que vêm assistir a eventos da escola e este é um papel muito importante para eles, pois dão também a cara da escola.

 

Estando eu a dar aulas de piano na escola, de onde surgiu a banda, foi inevitável não lhes fazer algumas perguntas.

 

Perguntei-lhes então:

– Qual a importância da aprendizagem de um instrumento/música para vocês?

– “A aprendizagem de instrumentos e de música deu-nos a oportunidade de fazer o que gostamos e ter esta banda. Tem influenciado a nossa evolução como banda e vice-versa, assim como a nossa evolução enquanto indíviduos.”

 

– O que pretendem desenvolver mais enquanto banda?

– “ A criatividade e originalidade, a organização e a performance – no geral transmitir também o nosso sentimento e mensagem.

– Que idades têm?

– “ Entre 19 e 21 anos”

 

Para terminar, apenas desejo que todos reflictam sobre a importância da música e da arte em geral na nossa vida, mas aqui falo de música por isso compete-me realçar esta.

Para jovens destas idades e que nem tão cedo assim começaram a aprender um instrumento e a sua formação musical, é de realçar a beleza, coragem, audácia, resiliência e principalmente a fé e esperança que trazem em transmitir os valores da música. 

Aqueles valores que nos fazem sentir todos e quaisquer sentimentos que a música nos dá…

 

Formação:

Beatriz Avelino – Voz e piano

Bruno Silva (Alex Brian) – Guitarra e 2as vozes

João Castanheira – Bateria

Lara Pereira – Baixo e Piano.

 

Obrigada aos Friday Afternoon!

Ana Cristina Esteves

Professora de Música

Ana Cristina Esteves has 5 posts and counting. See all posts by Ana Cristina Esteves

Ana Cristina Esteves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.