Gira o Disco: “Prisão de Mim” de João Loy

 

Artista: João Loy

Título do Álbum: Prisão de Mim

Data de Lançamento: 27 de Outubro de 2019

Músicos: Ivan Cardoso, Pedro Ferreira

Convidado Especial: Jorge Nunes

Captação e Mistura: Cláudio Silva

Produção: Associação Coisa Feita e Rui Diogo 

 

A vida de João Loy transformou-se após ter recebido 3 pequenas cassetes. Essas, mudaram a sua perspectiva em relação às suas paixões enquanto artista. Teatro, televisão e música são as mais persistentes demonstrações artísticas que se encontram nos mais de 30 anos de carreira de João Loy.

Natural de Elvas e conhecido por muitos pela dobragem da icónica personagem Vegeta, no anime Dragon Ball, João Loy partilha também os seus dotes vocais com o fado. Desta vez, apresenta o projecto “Prisão de Mim”, no qual agrega vários temas, captados ao vivo no Fado Menor de Lisboa

O segundo álbum do artista começa com “Fado de Outrora” num tom alegre, no qual relembra uma história de vida que outrora haverá existido. Já em “Triste Sorte”, fala da procura por alguns momentos mais brilhantes na vida, por uma noite menos escura. “Xaile é Lenço”, um dos primeiros temas que ouviu de Frei Herman da Câmara, é a faixa que se segue. Em “Dádiva”, pede a Deus pela paciência de esperar por alguém especial. Um tema importante para o autor, já que o poema fora escrito por Teresa Tarouca, uma das artistas que constava nas (atrás referidas) cassetes. Seguem-se no alinhamento, “Passeio à Mouraria” que fala duma vida perdida que chama a atenção de Deus; “Queria cantar-te um Fado” e “Grito” de Amália Rodrigues, sobre os quais fez uma adaptação própria .

Já na tão conhecida “Valsa dos Amantes”, João completa o idealismo de um amor eterno com o poema “O Menino da Sua Mãe”, de Fernando Pessoa. “Pode Ser Saudade” foi bem acompanhada pelo público, o qual apoiou o artista em surdina. 

Esquina de Rua”, “Sem Sentido”, “Fado da Vendedeira”, “Disse-te Adeus, Não Me Lembro” foram também temas presentes no álbum do artista.  Canta também o tema de Manuel Almeida “Quero Tanto Aos Olhos Teus”, que para João representa todos os pontos positivos deste estilo musical tradicional do nosso país.

Com a ajuda de Jorge Nunes (convidado especial), Ivan Cardoso (na viola de fado) e Pedro Ferreira (na guitarra portuguesa), construiu esta compilação de temas que o marcaram, gravando ao vivo no ano passado, demonstrando a sua alma e paixão pelo fado e pela palavra. 

Mariana Nave

Em Fevereiro de 2019, começou a trabalhar com o projecto Infocul.pt, sendo este também o primeiro projecto com que colabora. Apesar de ainda não ter um longo percurso, continua a trabalhar sempre com o objectivo de melhorar as suas capacidades no ramo da comunicação social.

Mariana Nave has 30 posts and counting. See all posts by Mariana Nave

Mariana Nave

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.