Herman José, Rossy de Palma, Simone de Oliveira e Ney Matogrosso e a Catedral do Travesti | O Palco do Mundo


Quatro nomes: Herman José, Rossy de Palma, Simone de Oliveira e Ney Matogrosso o que têm em comum para além de serem artistas? O Troféu Artes Cénicas do Finalmente Club.


O Finalmente Club é a Catedral do Travesti em Lisboa, ou até mesmo, arriscaria dizer que é a Catedral do Travesti em Portugal. Já sei que vou criar um conflito, mas é a minha opinião, ninguém tem de concordar.
Para além de ser uma casa nocturna, teve sempre ao longo da sua História um cariz social pouco conhecido. Era a “casa”, que recebia e continua a receber de braços abertos os que chegam à capital, muitas vezes “excomungados” pelas suas famílias, por causa da sua sexualidade.
Como espaço de diversão nocturna, aberto todas as noites, garante sempre aos seus clientes um bom espectáculo de travesti, hoje será mais correcto dizer, espectáculo de transformismo. Desculpem a minha nomenclatura mais antiga.
Os espectáculos de transformismo do Finalmente sempre apresentaram uma excelente qualidade artística. Guarda-roupas sempre exuberantes, escolhidos para um espectáculo que se desenha com princípio, meio e fim. Para além dos seus próprios espectáculo, o Finalmente promoveu sempre a arte do transformismo, através da famosa noite temática “Lugar às Novas”, onde novos artistas tinham e têm a oportunidade de se apresentarem ao público. Lembro-me do tempo em que o público, pelos aplausos elegia o melhor e o mesmo recebia um prémio. Hoje penso que já não será bem assim, mas o “Lugar às Novas” continua a existir e a lançar novos nomes na arte do travesti, ou melhor, do transformismo.
O Finalmente sempre foi e será uma casa nocturna frequentada pela comunidade LGBTI, maioritariamente pela comunidade Gay, mas que sempre recebeu muito bem, quem não faz parte dessa comunidade. As festas de aniversário e agora os Troféus Artes Cénicas do Finalmente confirmam essa universalidade do espaço. Os referidos troféus, que já tiveram quatro edições, contam com um júri altamente ecléctico para que a escolha seja o mais abrangente e marcante possível. O júri deste ano, por exemplo, foi constituído por 11 elementos, entre os quais destaco, Jose Marquina (dono do Finalmente Club), Fernando Santos (vulgo Deborah Kristal), Nayma (ex top model portuguesa), Tiza Gonçalves (assistente da Direcção Artísticas do São Luiz Teatro Municipal), Carla Madeira (Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia), entre outros. Uma marca inequívoca da abrangência e da seriedade da escolha dos laureados.
Para finalizar, e porque o que é, deve ser dito e reconhecido, muito do trabalho e dos eventos de alta qualidade que o Finalmente Club tem realizados para todos, e repito todos, nos últimos anos, deve-se a um homem, com muita experiência na programação e produção de eventos, que passou por espaços, como o Chapitô, e que agora gere certeiramente o Finalmente Club, o Luís Lobo Alves.
Parabéns Luís. Parabéns José por ter sabido escolher o Luís para estar a seu lado. Parabéns Finalmente Club.
Aguardaremos pelo próximo ano para saber quem se irá juntar a Herman José, Rossy de Palma, Simone de Oliveira e Ney Matogrosso.
Bem hajam!

Duarte Nuno Vasconcellos

Licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, fez alguns trabalhos na sua área de formação mas cedo começou a trabalhar em produção. Iniciou o seu percurso profissional pelas mãos de Simone de Oliveira, como assistente de produção para o programa de entrevista da RTP Internacional Café Lisboa, em 1998. Entre 1999 e 2002, exerceu funções como produtor de locais, produtor de exteriores e responsável de elenco adicional e figuração no grupo NBP, hoje Plural Enterteinement. A sua ligação ao teatro começa em 2003 quando assume funções de produção e responsável de bilheteira da Companhia Teatral do Chiado. Função que ocupou até 2007, voltando a ocupá-la entre 2009 e 2011. Entre 2007 e 2009 fui produtor na Mandala e booker de actores e gestor de backoffice na Elite Portugal. Fundou, em 2011, a Buzico! damos palco às suas paixões, inicialmente actuado como produtora de espectáculo, Buzico! Produções Artísticas, em 2014 lançou a área de agenciamento de actores, a Buzico! Actores, e no início de 2018 lançou a B! Motion, vocacionada para o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, bem como, a gestão e programação do Canal de Youtube com o mesmo nome. Em 2017, foi convidado pelo CDS Lisboa a integrar as listas da candidatura Nossa Lisboa à Assembleia de Freguesia da Misericórdia, para qual foi eleito a 1 de Outubro. Em Maio de 2018, foi convidado pelo Presidente da Concelhia de Lisboa do CDS, Diogo Moura, para ser Coordenador da Área da Cultura do Conselho Consultivo de Lisboa.

Duarte Nuno Vasconcellos has 8 posts and counting. See all posts by Duarte Nuno Vasconcellos

Duarte Nuno Vasconcellos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.