Quinta-feira, Maio 6, 2021

DGS emite comunicado sobre frio nas escolas

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, durante a conferência de imprensa sobre o novo coronavírus (covid-19), realizada no Ministério da Saúde, em Lisboa, 21 de outubro de 2020. Portugal regista até ao momento 2 229 (+16) mortes associadas à covid-19) , e106 271 (+2535) infetados , segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o dia 15 de outubro que o país está novamente em estado de calamidade. ANTÓNIO COTRIM/POOL/LUSA

A DGS emitiu um comunicado sobre a temática do frio nas escolas, que tem vindo a público ultimamente e relembrou o que deve ser feito.

De acordo com as orientações conjuntas da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral  dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-Geral da Educação para o ano letivo  2020/21, enviadas às escolas em julho passado –( https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao conjunta-dgestedgedgs-pdf.aspx) – “sempre que possível, e que tal não comprometa a  segurança das crianças e dos alunos, devem manter-se as janelas e/ou portas abertas,  de modo a permitir uma melhor circulação do ar”.

Assim, face à presente situação meteorológica, quando não existam equipamentos de  ventilação mecânica nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação, o  arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a  ventilação e renovação do ar interior.

É de salientar que, tal como consta nas Orientações da DGS, é permitida a utilização de  ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado),  por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos  espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural.

Estes sistemas devem ser utilizados em segurança, garantindo a limpeza e manutenção  adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos  espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação  mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível)“.

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt