Sábado, Novembro 27, 2021

Feira de São João em Badajoz: Classe, categoria e Juanito!

Feira de São João em Badajoz: Classe, categoria e Juanito!

A Casa do Alentejo, em plena Lisboa, recebeu, esta terça-feira, a apresentação dos cartéis da Feira de São João, em Badajoz.

Com as presenças de Juanito (actua dia 24), Vítor Mendes, José Cutiño (da FIT) e de António Nunes, foi assim destacada a presença portuguesa nos cartéis deste ano.

Esta apresentação teve também por objectivo incentivar a que o público português vá a Badajoz ver e apoiar o matador português João Silva ‘El Juanito’.

Para conhecer melhor o matador, poderá ver aqui a entrevista concedida ao Infocul.

Na apresentação destinada aos órgãos de comunicação social, destacam-se as palavras de António Nunes a enaltecer o percurso e obra do matador Vítor Mendes, que este ano celebra 40 anos de alternativa, que merecia mais e melhor atenção das entidades governamentais.

Seguidamente destacou a presença do jovem Juanito numa feira tão importante e ao lado de figuras consagradas da tauromaquia mundial como Ferrera ou Morante, com quem reparte cartel.

Juanito destacou a importância da praça de touros de Badajoz no seu percurso e a honra que ali é tourear.

José Cutiño destacou os cartéis, a importância de Vítor Mendes e ainda a presença de Juanito.

Recordar que esta feira é constituida por duas corridas:

24 de Junho: Touros de Zalduendo para os matadores António Ferrera, Morante de la Puebla e Juanito

26 de Junho: Touros de Victoriano del Rio para os matadores António Ferrera, Emilio de Justo e Ginés Marín.

António Nunes destaca a importância da qualidade dos cartéis da Feira de São João

António Nunes tem sido dos mais importantes apoios ao meio tauromáquico para que algumas corridas de touros possam realizar-se em Portugal.

Quer através da conquista de patrocinadores, quer através de um aporte financeiro a alguns empresários.

Questionado se sente-se devidamente recompensado pelos empresários portugueses, foi claro: “Fala-me em empresários e eu empresários conheço muito poucos. Dos que conheço, sim. São amigos meus e que procuram a tauromaquia não como uma profissão, mas como um hobby. Penso que há muito mais a fazer pela tauromaquia em Portugal. E isso começa pela humildade. E falando de humildade, começa-se pelos jornalistas. As empresas devem respeitar os jornalistas, os jornalistas devem respeitar as empresas. Os toureiros devem respeitar os apoderados e assim sucessivamente“.

E isso falta em Portugal“, acrescentou, explicando que isso o deixa “triste“.

Reconheceu que o glamour de outrora, presente na tauromaquia, se perdeu ao longo do tempo. “Tem-se perdido porque deixou de haver princípios, corridas com qualidade. Vamos a Sevilha, Madrid e continua a haver esse glamour, porque existe qualidade. Em Portugal não existe esse glamour. Perdeu-se qualidade, perdeu-se categoria“, destacou.

As empresas também não procuram esse glamour e como não procuram esse glamour, eu creio que a tauromaquia está a empobrecer“, disse ainda.

Sobre a Feira de São João, em Badajoz, destacou que estes cartéis, que acima demos conta, poderiam ser concretizados em Portugal.

Poder, podia. Falta é coragem para fazer. Hoje, em Portugal, é difícil organizar uma corrida desta envergadura. Primeiro, porque obrigatoriamente tem de haver cavaleiros e forcados e teríamos de ir por uma corrida mista. Podíamos trazer as figuras, mas é preciso ter coragem. E a coragem parte do empresário, que precisa ter dinheiro, é preciso acreditar que é possível, é preciso dialogar com os apoderados e tudo isso é muito difícil“, destacou.

Lamentou ainda que “aquilo que se faz continua a ser o mesmo, vemos os mesmos cavaleiros todos os dias e vamos perdendo a qualidade“.

Bilhetes acessíveis para Feira de São João em Badajoz

Num certame com duas corridas de classe, categoria e valor, é esperada uma forte presença de público português para ver e aplaudir Juanito, que este ano terá uma importante temporada em Espanha.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
118InscritosInscrever