Domingo, Agosto 1, 2021

GNR libertou 25 aves de espécies autóctones e exótica, em Leiria

GNR libertou 25 aves de espécies autóctones e exótica, em Leiria

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 24 de abril, libertou 25 aves de espécies autóctones e exótica que se encontravam presas em cativeiro, no concelho de Leiria.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA detetaram 31 aves de espécies autóctones e exóticas em cativeiro no logradouro de uma habitação. Foram ainda apreendidas duas armadilhas e uma rede invisível, utilizadas para a captura de aves no seu habitat natural.

No decorrer da ação, foram libertadas 25 aves e restituídas ao seu habitat natural por se encontrarem em bom estado de saúde e sem ferimentos. As restantes aves, por se encontrarem em estado debilitado, foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens em Montejunto, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde.

Foi elaborado um auto de contraordenação por detenção de espécies autóctones e cinegéticas em cativeiro e por detenção de espécime de espécie exótica sem o registo CITES, tendo sido remetido para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
102InscritosInscrever