Início Cultura Concertos Ivete Sangalo, Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato no North...

Ivete Sangalo, Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato no North Festival

Ivete Sangalo, Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato no North Festival 2023.

Ivete Sangalo, Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato no North Festival

Além de Robbie Williams, o dia 28 de maio conta com nomes como Pedro Abrunhosa, The Black Mamba, Tiago Nacarato, Shaka Lion e Yen Sung

Pela primeira vez em mais de uma década, o “furacão da Bahia” está de regresso à Invicta, com uma participação inédita no North Festival.

Ivete Sangalo, um dos nomes mais sonantes da música brasileira, é a estrela maior do cartaz de sábado, dia 27 de maio. A artista junta-se, assim, a Ana Castela – neste momento, a artista mais ouvida no Spotify Brasil – e a Gustavo Mioto (nomes já anunciados), num dia que dará aos festivaleiros a oportunidade de desfrutar dos melhores ritmos e energia que o Brasil tem para oferecer.

A organização apresenta, para já, um cartaz de luxo, com três das maiores estrelas do panorama musical brasileiro.

Ivete Sangalo: Três décadas do “furacão”

Um dos maiores ícones do Brasil, Ivete Sangalo promete uma atuação única, marcada pela alegria que a carateriza.

Este será o reencontro com o Porto, 10 anos depois, sendo que o público poderá esperar um espetáculo imersivo, que aposta na componente sensorial através da combinação dos elementos visuais com a música.

“Tudo Colorido” é o nome da mais recente tour da artista, que promete brindar o público com temas do seu mais recente álbum “Onda Boa”, cujo processo de gravação e bastidores foram apresentados na série documental “Onda Boa com Ivete”, da HBO Max.

Além de “Mexe a Cabeça”, “Onda Poderosa”, “Embaraça no Beijo”, “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, os festivaleiros poderão contar, ainda, com alguns dos clássicos que marcaram a carreira da cantora, como “Sorte Grande”, “Flor Reggae”, “Tempo De Alegria” e, claro, os sucessos do Tempo de banda Eva. 

Aos 50 anos – os 51 serão comemorados precisamente a 27 de maio, dia em que sobe ao palco do North Festival –, a festa está garantida.

A celebração dos 30 anos de carreira e dos 25 milhões de álbuns vendidos são razões que fazem deste um espetáculo imperdível.

Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato

O dia 28 de maio, que tem Robbie Williams como cabeça de cartaz, recebe em palco Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato, artistas que farão a música portuguesa brilhar.

Depois de integrar o cartaz da primeira edição do North Festival, Pedro Abrunhosa – um dos artistas mais acarinhados pelo público português e, concretamente, o nortenho – está de volta ao palco que celebra a música com vista para o Douro.

The Black Mamba e Tiago Nacarato estreiam-se na edição de 2023 do festival, numa noite que ficará marcada pela primeira atuação de Robbie Williams na cidade do Porto.

Pedro Abrunhosa: O regresso à Alfândega do Porto

Pedro Abrunhosa é um nome que dispensa apresentações para o público português – em particular para o público nortenho.

O cantor, que hoje se afirma como um ícone da cena musical da cidade do Porto, leva a sua música – caraterizada por uma escrita forte, que não deixa a audiência indiferente – aos quatro cantos do mundo, em digressões, por festivais nacionais e internacionais, a solo ou acompanhado, destacando-se, aqui, o grupo Comité Caviar, reunido por Pedro Abrunhosa em 2010.

Temas como “Tudo o Que Eu te Dou”, “Eu Não Sei Quem te Perdeu”, “Momento” ou “Para os Braços da Minha Mãe” ficaram na memória dos portugueses e conquistaram fãs por todo o globo.

Mais recentemente, em 2022, lançou o tema “Que o Amor te Salve Nesta Noite Escura”, uma homenagem à resistência dos cidadãos e militares ucranianos.

Vencedor de inúmeros prémios, entre os quais três Globos de Ouro, Pedro Abrunhosa continua a conquistar o público e, em 2023, está de regresso ao North Festival.

The Black Mamba: Blues à moda portuguesa

Em 2021, milhões de pessoas por todo o mundo ouviram, pela primeira vez, o som enérgico dos The Black Mamba – com o tema “Love is On My Side” –, banda portuguesa que representou Portugal na Eurovisão e que fez com que o grupo ganhasse novos fãs.

O sucesso da banda remonta, contudo, a 2010, ano da sua formação e em que o grupo começou a conquistar audiências a nível nacional e internacional com ritmos bluessoul e funk, sem nunca esquecer a influência da música portuguesa.

Com uma discografia composta por quatro álbuns – o último, “Last Night in Amsterdam”, foi lançado em 2022 e inclui temas como “Love is On My Side, “Crazy Nando” e “Sweet Amsterdam” –, os The Black Mamba têm vindo a ganhar espaço na indústria da música: na edição de 2022 dos prémios Vodafone Play receberam a distinção de “Melhor Grupo”.

Tiago Nacarato: Entre Portugal e o Brasil

Desde cedo que a paixão pela música se manifestou para Tiago Nacarato. Depois de investir na sua formação musical, o cantautor, natural do Porto e filho de pais brasileiros, juntou-se à Orquestra Bamba Social – um grupo de luso-brasileiros residentes no Porto que presta tributo aos clássicos da música brasileira – como vocalista. Durante a participação no “The Voice Portugal”, em 2017, Tiago Nacarato também homenageou as suas raízes.

Na “prova cega” – cujo vídeo conta com mais de 30 milhões de visualizações no YouTube –, cantou o tema “Onde Anda Você”, de Vinicius de Moraes e Toquinho.

Com o disco de estreia “Lugar Comum”, editado em 2019, e que inclui temas “A Dança” ou “Só Me Apetece Dançar”, o artista portuense deu vários concertos no Brasil e atuou em alguns dos maiores palcos nacionais.

Em 2022, o segundo álbum de originais, “Peito Aberto”, também lhe valeu concertos em palcos internacionais, assim como o prémio Andrea Parodi para “Albo D’Oro” (Álbum de Ouro).

Shaka Lion e Yen Sung: O melhor da música eletrónica portuguesa

O cartaz do último dia do North Festival, 28 de maio, ganha forma no espaço clubbing com os DJs Shaka Lion e Yen Sung, que prometem animar o festival de forma eletrizante no palco clubbing.

Nascido no Brasil, criado no Barreiro e residente em Lisboa, Shaka Lion tem vindo a ganhar destaque, nos últimos anos, no panorama da música eletrónica nacional.

O DJ usa o set up como próprio instrumento, criando edits e remixes ao vivo que cativam o público nas residências no “Musicbox” e “Lux Frágil”. Venceu o concurso internacional “Daily Paper x Havana Club” e já conquistou gigs nos quatro cantos do mundo, incluindo sets para a “NTS Radio” e para a “Beats 1” (Apple Music) – este último por intermédio da sua “família sonora”, a “Soulection”, sediada em Los Angeles.

Já Yen Sung é uma pioneira no universo da música eletrónica. No início da década de 90, quando ainda não era usual vislumbrar mulheres na mesa de mistura, a DJ – que nasceu em Moçambique e veio para Portugal com sete anos – abriu caminho e tocou sets um pouco por todo o país.

Conhecida pela capacidade de combinar o passado e o presente, Yen Sung integrou os Da Weasel e fez do “Lux Frágil” a sua principal residência. Já levou a sua música, que combina influências de variados géneros musicais – soulR&Bhip hopfunk e techno são apenas alguns –, a prestigiadas pistas de dança dentro e fora do país e a rádios como a “XFM”, a “Lux Sagres FM” ou a “Oxigénio”.

Exit mobile version