João Donato actua no Teatro Tivoli BBVA e convida Carminho

João Donato actua no Teatro Tivoli BBVA e convida Carminho, a 10 de Outubro.

João Donato actua no Teatro Tivoli BBVA e convida Carminho

No ano em que completa 88 anos de idade, um dos mais talentosos e originais, entre os grandes músicos brasileiros, o compositor, pianista e produtor João Donato apresenta seu espetáculo “A bossa de João Donato e seu trio”, no Teatro Tivoli BBVA a 10 de outubro, com a participação especial de Carminho.

Os bilhetes já estão disponíveis em everythingisnew.pt e locais habituais.

Donato selecionou três dos melhores instrumentistas da cena contemporânea: Renato Massa na bateria; Guto Wirti no contrabaixo; e Ricardo Pontes no saxofone e na flauta que o irão acompanhar no espetáculo.

Um dos criadores do que veio a se chamar bossa nova, João Donato tem no seu leque de parcerias, obras escritas com os pais do movimento musical que encantou o mundo: João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Paulo Moura, entre outros.

Mas Donato não é só bossa. A sua música, nas palavras do produtor musical e escritor Nelson Motta, “integra organicamente o jazz, o samba e os ritmos latinos e criou uma linguagem musical de grande personalidade, que traduz com precisão o sonho de simplicidade, elegância e sofisticação do que se tornou a bossa nova”.

Donato escreveu canções também com Cazuza, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Paulo César Pinheiro, João Bosco, Joyce Moreno, Marcos Valle, Chico Buarque, Lysias Enio, Fernanda Takai, Jards Macalé, Marcelo D2. O pianista trabalhou ainda com Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, Nana Caymmi, Marisa Monte, Anitta, Alaíde Costa, Bebel Gilberto, Gal Costa, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Zizi Possi, entre tantos outros.

Quando recebeu o Grammy Latino pelo álbum “Sambolero”, em 2010, o crítico musical Tárik de Souza, escreveu: “O disco de João Donato reafirma o nó geográfico que ele deu nesta parte do planeta com a música. Em seu piano sambista, educado em Debussy e doutorado em Stan Kenton, a América do jazz faz fronteira com o Caribe salseiro e a bossa Brasilis”.

A sua mestria no piano e os seus arranjos inconfundiveis estão presentes em boa parte da melhor produção musical nos últimos 60 anos. Idolatrado por músicos e intérpretes dos mais variados estilos e gerações, a começar por Tom Jobim – que se dizia seu discípulo; e por artistas de origens e trajetórias musicais muito diferentes, que têm em comum – além do talento e do sucesso – o amor, o respeito e a gratidão pela música eternamente nova de João Donato.

Em outubro deste ano, no dia 10, João Donato sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA para uma noite imperdível ao ritmo da Bossa Nova.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
288InscritosInscrever