Magano regressam com novo single “Terra dos meu pais”, o primeiro single do novo álbum deste projecto musical.
“Terra dos meus Pais” é o primeiro single do novo álbum de Magano, “A caminho de Casa” com data de lançamento marcada para 20 de Setembro. O novo disco da banda vai ser apresentado no Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada.
Ficaram conhecidos do grande público em 2018, quando editaram o seu primeiro disco através da Universal Music Portugal. Este álbum contou com 12 temas do cancioneiro popular alentejano, o nos leva ao nome da banda e à sua origem.
Magano é um rapaz malandro. Era a avó Rosa quem usava esse adjetivo, com origens em Safara, no baixo Alentejo. O grupo é composto pelos netos Sofia Ramos e Nuno Ramos, e ainda um terceiro elemento, Francisco Brito. Neste novo projeto contam com músicos convidados André Santos e André Sousa Machado.
Ainda em 2018, acerca do primeiro álbum de Magano “É como se dos coros passássemos a versões de câmara, onde os instrumentos amparam as vozes numa leveza que não dispensa profundidade, surgindo como distinta ousadia o bom jogo tímbrico das vozes masculina e feminina.” afirma Nuno Pacheco, in Jornal Público.
“Terra dos meus pais” é o primeiro avanço do segundo disco da banda intitulado “A caminho de casa”. Este single conta com letra e música de João Espadinha e produção de Magano.
Ao contrário do primeiro disco, onde a banda deu uma nova roupagem a modas alentejanas, este contará com 7 temas originais, compostos e escritos por Joana Espadinha, João Espadinha, André Santos, Edumundo, Sofia Ramos, Nuno Ramos e Francisco Brito, e apenas 3 modas populares. Este segundo projeto conta também com a participação de Carlos e Henrique Leitão, e de Rui Poço.
A sonoridade dos novos temas talvez se possa afastar da sonoridade original do Cante, mas junta três temas transversais a todo o disco: o Alentejo, a Família e Almada. O nome do novo álbum surge das viagens entre cá e lá – “A caminho de Casa” – nada melhor do que celebrar os quase 10 anos de Património Imaterial da Humanidade de Cante, se não com um novo disco onde as raízes se fundem nas raízes do Alentejo.
“O interior do Alentejo traz sossego ao coração!”
O projeto Magano surge de uma história comum a muitos alentejanos que se mudaram para Almada em busca de uma vida melhor. O avô João, que cantava no grupo coral de Safara, trabalhava na Lisnave. Rosa era costureira. Aí criaram duas filhas que já não voltariam para a aldeia. Os netos, que sempre estiveram ligados à música, tiveram a ideia de criar um projeto musical que unisse os seus dois mundos. Foi assim que as modas que sempre cantaram em família se tornaram a raiz de Magano — um projecto de jovens que nasceram na cidade mas que têm uma ligação profunda às suas raízes alentejanas.
O novo single “Terra dos meus pais” traz-nos o embalo daquilo que é viver longe mas saber-se e sentir-se as origens de perto, e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.