Mau tempo: Perímetro Florestal da Serra de Sintra encerrado devido às condições meteorológicas

Mau tempo: Perímetro Florestal da Serra de Sintra encerrado devido às condições meteorológicas, informou a autarquia.

Mau tempo: Perímetro Florestal da Serra de Sintra encerrado devido às condições meteorológicas

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou a proibição de acesso e permanência nas vias municipais e interior de espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que integram todo o perímetro da Serra de Sintra, hoje, dia 13 de dezembro, devido à forte precipitação que se verifica.

A Câmara Municipal de Sintra apela a todos os cidadãos que evitem qualquer deslocação, por qualquer meio, na Serra de Sintra, devido ao elevado risco.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinha que “O apelo aos cidadãos é claro: reduzam as vossas deslocações ao estritamente necessário e mantenham-se em segurança”.

Por se situarem no perímetro florestal da Serra de Sintra e pelos respetivos acessos e permanência na zona se encontrarem interditados à população por questões de prevenção e segurança, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Parque e Palácio de Monserrate, a Quinta da Ribafria e a Quinta da Regaleira vão ser encerrados. 

Os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz permanecem abertos durante este período, sem alterações ao seu funcionamento habitual.

A tomada de medidas de prevenção ativa, vigilância e de planeamento operacional, através dos Agentes de Proteção Civil (APC), Entidades Cooperantes, tem em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências, nomeadamente no que diz respeito à desobstrução de linhas de água em zonas historicamente mais vulneráveis e a salvaguarda de infraestruturas na orla costeira.

Por se tratar de uma área florestal com um elevado número de visitantes, torna-se fundamental acautelar um perímetro de proteção de pessoas e bens no atual contexto meteorológico.

De registar que, das 00h00 de 13 de dezembro até ao final da manhã, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra registou 345 ocorrências sem conhecimento, até ao momento, de feridos ou danos de maior causa.
Para mais informações e auxílio em situações de emergência contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra através do número de telefone 800 21 11 13.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
288InscritosInscrever