Domingo, Fevereiro 28, 2021

Miguel Candeias venceu XII Concurso de Fado de Setúbal

Facebook Miguel Candeias

O jovem Miguel Candeias foi eleito hoje, após votação online do público e de um júri, o vencedor do XII Concurso de Fado de Setúbal, que, este ano, decorreu em plataforma digital do município.

O cantor, de 24 anos, residente em Queluz, convenceu o público com a interpretação do tema “Apelo (Fado Perseguição)”, de António Zambujo, arrebatando 778 votos, o que corresponde a cerca de um terço de um universo de 2589 votantes.

O Concurso de Fado de Setúbal, que divulga e projeta novos talentos musicais de todo o país, decorre habitualmente em sedes de coletividades do concelho, mas este ano, devido à pandemia, viu o formato alterado.

Nesta 12.ª edição, o concurso organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a Sociedade Musical Capricho Setubalense e a União das Freguesias de Setúbal, não contou com nenhum evento presencial, sendo que os concorrentes se apresentaram em atuações gravadas em vídeo, a partir da Capricho.

Já a eleição do vencedor foi feita, com igual peso, entre as votações online do público e o júri, constituído pelas fadistas Deolinda de Jesus e Inês Duarte e pelo técnico da Divisão de Cultura da autarquia Nuno Batalha.

“Apesar dos constrangimentos, que são inevitáveis, só tenho a dizer bem e muito bem. Desde a excelente organização ao envolvimento e palavras de apoio do júri”, salienta o Miguel Candeias, que foi acompanhado por Pedro Ferreira, na guitarra, e Bruno Brás, na viola.

Nascido em Lisboa, em 1996, foi o contacto com o avô António Félix, reconhecido fadista e intérprete português, que o despertou para o fado. “Cresci a ouvi-lo cantar. Ficava fascinado, apaixonado.”

Miguel cantarolava muito, a toda a hora. E vibrava. “Vibrava tanto que, no primeiro musical de Amália de Filipe La Féria, a minha mãe teve de me tirar a camisola porque me fartei de transpirar por causa dos saltos”, conta.

“Costumo dizer que o fado e o teatro são os sextos e sétimos dedos da minha mão. Ninguém os vê mas se os cortarem a dor seria a mesma de um dedo verdadeiro.”

Em relação à escolha do tema “Apelo (Fado Perseguição)” para o concurso setubalense, explica que foi “ser diferente e pouco conhecido e também para mostrar que é possível encontrar poemas que se encaixam perfeitamente nos fados tradicionais”.

Miguel Candeias, além de receber um prémio pecuniário de 400 euros, conquistou a oportunidade de atuar num concerto a realizar em Setúbal, com data e local ainda a definir.

Joana Camões, com o tema “Maldição”, Sara Ferreira, com “Rosa Caída”, Carolina Gomes, com “Poeira, que Vai ao Vento”, Mafalda Vasques, com “Saudade, Silêncio e Sombra”, Carolina Mendes, com “Meu Amor Marinheiro”, Bruna Duarte, com o tema “Saudades do Brasil em Portugal”, Ândria Nunes, com “Chuva”, e Amabélio Pereira, com “Noite”, completam o rol de fadistas finalistas do XII Concurso de Fado de Setúbal.

O Concurso de Fado de Setúbal, que divulga e projeta novos talentos musicais de todo o país, contou, nesta 12.ª edição, com fadistas provenientes de Setúbal, Lisboa, Coimbra, Torres Vedras, Póvoa de Santa Iria, São Brás de Alportel e Torres Vedras.

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Cláudio Ramos criticado: “Ninguém passa de 2ª figura a 1ª porque sim”

Cláudio Ramos continua sem ver o seu valor reconhecido de forma unânime. Em Fevereiro, o programa 'Dois às 10' perdeu para 'Casa Feliz', depois de...

Mário Gonçalves critica Cristina Ferreira: “Prepotente e narcisista, tem a mania que pode fazer o que lhe dá na telha”

Mário Gonçalves partilhou hoje nas suas redes sociais uma mensagem destinada à Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Começou por escrever : "Olá Cristininha,...

COVID-19: ‘Apenas’ 41 mortos e 718 novos casos confirmados

O número de mortes por COVID-19 aumentou para 16317 (+41). Segundo a DGS, há 804562 (+718) casos confirmados. Há 718977 (+1664) casos recuperados. Há 69268 casos...

Siga-nos nas redes sociais

23,963FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
65InscritosInscrever