“Música com Sentido”: MEO Arena lança Sala de Pausa e reforça projeto de acessibilidade inédito em Portugal

“Música com Sentido”: MEO Arena lança Sala de Pausa e reforça projeto de acessibilidade inédito em Portugal, revelou o comunicado.

Cultura mais inclusiva: Fundação MEO dá novo passo na acessibilidade

A Fundação MEO reforça o compromisso com uma cultura verdadeiramente acessível ao expandir a iniciativa “Música com Sentido” para a MEO Arena, a maior sala de espetáculos do país. A nova fase do projeto será inaugurada a 1 de novembro, durante o concerto dos 20 anos de carreira de Miguel Araújo.

Implementado com sucesso nos Coliseus de Lisboa e do Porto, e em festivais como MEO Kalorama, MEO Marés Vivas, MEO Monte Verde, MEO Sons do Mar e Sol da Caparica, o projeto chega agora a um palco de dimensão nacional, consolidando a missão da Fundação MEO de tornar a cultura “para todos, sem exceção”.


“A Sala de Pausa é um símbolo de empatia e de progresso”

O grande destaque desta expansão é a criação de uma Sala de Pausa, um espaço com estímulos reduzidos pensado para pessoas neurodivergentes, como autistas ou pessoas com PHDA. O local contará com kits sensoriais e permitirá que os espetadores encontrem o equilíbrio necessário em caso de sobrecarga sensorial.

“A Sala de Pausa é muito mais do que um espaço físico, é um símbolo de empatia e de progresso. Foi desenhada para responder às necessidades de pessoas neurodivergentes, como autistas ou pessoas com PHDA, entre outras, oferecendo-lhes conforto e segurança num ambiente que tantas vezes pode ser excessivo. Num palco tão emblemático como a MEO Arena, este projeto representa um compromisso claro e inabalável da Fundação MEO com uma cultura verdadeiramente inclusiva e acessível a todos, sem exceção”, destacou Carolina Pita Negrão, diretora da Fundação MEO.


A MEO Arena quer ser exemplo de inclusão

Por sua vez, Jorge Vinha da Silva, CEO da MEO Arena, sublinha o trabalho contínuo em prol da acessibilidade:
“Estamos a trabalhar de forma contínua e gradual para tornar a MEO Arena verdadeiramente acessível para todos os que nos visitam. A associação da MEO através da Música com Sentido é um marco muito relevante para o projeto de acessibilidade que, ano após ano, apresenta melhorias e novas abordagens mais inclusivas e ajustadas para todos os públicos.”

O projeto, desenvolvido em parceria com a Access Lab, reforça ainda as medidas de inclusão já existentes, como acessos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, interpretação em Língua Gestual Portuguesa, coletes sensoriais e serviço de audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.


“Temos orgulho em cada passo sólido que foi dado”

Os fundadores da Access Lab, Tiago Fortuna e Jwana Godinho, destacam a importância da continuidade deste trabalho conjunto:
“O investimento da MEO e da sua Fundação no projeto de acessibilidade da MEO Arena torna-se fundamental para a sua expansão. Temos percorrido um caminho consistente, tanto com a marca, nos seus eventos nos últimos 2 anos, como com a Arena, connosco desde 2022. São projetos que têm sido honrosos para as comunidades e fazem a diferença entre os pares do setor. Seguimos caminho conscientes de que muito continua por fazer mas com orgulho em cada passo sólido que foi dado.”


Concertos acessíveis já agendados

Entre o final de 2025 e o início de 2026, estão já programados cinco concertos acessíveis, todos com recursos de inclusão sem custos adicionais:

  • 1 de novembro: Miguel Araújo – 20 Anos
  • 28 de novembro: Cantar Morangos
  • 29 de novembro: Matias Damásio – 20 Anos de Carreira
  • 10 de janeiro: Lisbon Film Orchestra – “Our Stories”
  • 13 de fevereiro: Os Quatro e Meia

Para aceder a serviços como audiodescrição ou interpretação em LGP, o público pode enviar um email para acessibilidade@aarena.pt, indicando o concerto e o recurso pretendido.


Inovação ao serviço de uma sociedade mais humana

Com a expansão da “Música com Sentido”, a Fundação MEO reforça o impacto social do projeto, que já melhorou a experiência cultural de mais de 150 mil pessoas em 2025. Esta iniciativa reafirma o compromisso da marca em usar a tecnologia e a inovação para promover uma sociedade mais inclusiva, humana e acessível a todos.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
306InscritosInscrever