Pedro Chagas Freitas reage ao Secret Story: “Não há inocentes, e são todos inocentes”, assinalou o escritor.
Reflexão do escritor sobre polémica divide opiniões
A polémica em torno de Diogo, Eva e Ariana no Secret Story continua a gerar reações intensas. Desta vez, foi Pedro Chagas Freitas a partilhar uma reflexão que rapidamente ganhou destaque nas redes sociais.
Desde logo, o escritor partiu de uma pergunta simples, mas profundamente simbólica: “— Pai, se o Joker trata mal a Harley Quinn, porque é que ela continua a querer ficar com ele?”.
Segundo o próprio, esta questão levanta temas essenciais sobre relações humanas. Como sublinha: “Numa frase, tudo. Amor-próprio, auto-estima, empatia, coragem, empoderamento.”
O olhar das crianças e a falta de escuta dos adultos
Além disso, Pedro Chagas Freitas destacou a forma como as crianças conseguem aceder a verdades que muitos adultos evitam enfrentar.
Nesse sentido, escreveu: “O meu filho, numa pergunta, a abrir o baú que tantos adultos não têm a coragem de abrir.”
E acrescentou uma crítica direta: “As crianças são génios que os adultos ouvem pouco. Deve ser por inveja, por medo de saberem o que já deixaram de saber, coitados.”
Crítica ao triângulo amoroso do reality show
Entretanto, ao analisar o caso que tem marcado o programa, o escritor não poupou nas palavras. A sua leitura aponta para uma ausência generalizada de valores essenciais.
Como refere: “Neste triângulo, vejo a falta disso tudo, de quase tudo, na verdade.”
Além disso, rejeita a ideia de heróis ou vilões: “Não vejo vilões nem heróis; só vejo vítimas.”
E aprofunda essa visão: “De si mesmas, de algo que ficou por construir algures no caminho, de uma inconsequência fácil, vazia.”
Relações marcadas pela superficialidade
Por outro lado, Pedro Chagas Freitas critica a falta de profundidade nas atitudes dos envolvidos. A comparação usada é clara: “Parece que vivem numa telenovela antiga, de enredo obsoleto.”
Nesse seguimento, deixa uma reflexão mais ampla: “Estamos a criar, a alimentar, alienígenas da superficialidade?”
E reforça a crítica: “Não vejo profundidade em nada do que vejo ali; só a frase barata comprada na feira da vaidade, no mercado contrafeito do ego.”
Condenação de comportamentos dentro da casa
Ao longo do texto, o escritor assume uma posição firme perante determinadas atitudes. Sem rodeios, afirma: “Não suporto quem pisa os que os querem amar.”
E acrescenta: “Não suporto quem usa quem está no interior da fragilidade.”
Apesar disso, mantém uma visão complexa da situação: “Aqui não há inocentes, e são todos inocentes”.
De seguida, explica essa dualidade: “presos na jaula da necessidade de chamar jogo ao que é veia, ao que é organismo, alma, vida, medo, angústia, pessoas frágeis de si mesmas, viciadas no que não compreendem, no que lhes parece champanhe e é só veneno.”
Falta de empatia e foco no ego
Além disso, Pedro Chagas Freitas aponta a ausência de empatia como um dos principais problemas.
Como escreve: “O contrário de amor é desempatia.”
E reforça: “Não olhar para a dor do outro é uma pulhice.”
Mais ainda, acrescenta: “Pior: olhar para a dor do outro e não fazer tudo para a diminuir é uma pulhice.”
Assim, a crítica estende-se à forma como os concorrentes lidam com as emoções uns dos outros.
Fama e vazio emocional no centro da análise
Por outro lado, o escritor também aborda a procura pela fama como motivação central. Na sua perspetiva, essa busca pode estar a distorcer comportamentos.
Como explica: “Todos, neste triângulo, foram incapazes de fugir do umbigo, da escada que querem trepar, que precisam de trepar para chegarem onde pensam que está o que os saciará de uma alegria qualquer.”
Contudo, deixa um aviso claro: “Não vai estar lá nada.”
E aprofunda: “O problema de querermos fazer da fama o começo da felicidade é saber o que eu que já sei, o que tantas pessoas já sabem: é mais aquilo que a fama oca termina do que aquilo que começa.”
O verdadeiro significado de “ganhar”
Por fim, Pedro Chagas Freitas termina com uma reflexão sobre sucesso e valores.
Nesse sentido, escreve: “O campeão não é o que chega primeiro, não é sequer o que ganha mais vezes; é o que vem de mais longe, é o que vem da verdade mais distante.”
E conclui com uma ideia forte: “Não existem campeões que não sejam boas pessoas.”
Remata ainda: “Os que ganharam alguma coisa e não são boas pessoas não são campeões nenhuns. São só pessoas que nunca saberão o que é ganhar.”
Veja a publicação AQUI.
