Pessoas compraram menos dispositivos digitais em 2023

A compra de dispositivos digitais sofreu uma queda massiva em 2023 com os Tablets, Consolas de Jogos e dispositivos de Realidade Virtual sendo os mais afetados.

Por anos, PCs, portáteis e tablets perderam terreno para os smartphones como o dispositivo número um entre todas as gerações. A taxa de compra e uso continuou a cair em 2023. No entanto, a maioria dos outros dispositivos digitais também viu uma queda significativa no ano passado.
De acordo com dados apresentados pelo Stocklytics.com, sete em cada dez dispositivos digitais utilizados pelas pessoas viram uma queda na compra em 2023. Tablets, consolas de jogos e dispositivos de realidade virtual foram os mais afetados.

Hype em torno dos dispositivos de Realidade Virtual estagnou em 2023 e compra caiu 21%

Os consumidores em todo o mundo demonstraram que ter um smartphone se tornou ainda mais prevalente no ano passado. De acordo com o Relatório Global de Visão Geral Digital 2024, telemóveis e smartphones foram os únicos dispositivos, exceto pelos smartwatches, cuja taxa aumentou ano após ano. Surpreendentemente, todos os outros dispositivos digitais, incluindo PCs, portáteis, tablets, consolas de jogos, dispositivos domésticos inteligentes, streaming e dispositivos de realidade virtual, viram as suas taxas diminuírem. No entanto, os dispositivos de realidade virtual definitivamente foram os mais afetados.

De acordo com a pesquisa, apenas 4,4% dos usuários de internet com idades entre 14 e 64 anos possuíam um dispositivo de realidade virtual em 2023, ou 21,4% a menos do que um ano antes. Esta enorme queda na taxa de compra mostra que o hype em torno dos dispositivos de realidade virtual parou.

Os tablets viram o segundo maior declínio na posse em 2023. Depois de aumentar nos estágios iniciais da pandemia de COVID-19, a procura global por tablets caiu para números muito menos impressionantes. A taxa de compra comprova isso. De acordo com a pesquisa, apenas 30,9% dos entrevistados disseram que possuíam um tablet no ano passado, ou 8,3% a menos do que um ano antes.

As consolas de jogos seguem os dispositivos de realidade virtual e tablets com quase 6% de queda ano após ano e uma participação de 19,1% entre os utilizadores de internet em 2023. As estatísticas mostram que os dispositivos de streaming de TV também viram um declínio considerável em 2023, com a sua taxa de a cair de 4,8% para 15,7%. Dispositivos domésticos inteligentes também foram menos utilizados do que antes, com a sua participação entre os entrevistados a cair de 1,2% para 16,2% no ano passado.

comprar dispositivos digitais | Imagem: Elena Lacey (Wired)
Imagem: Elena Lacey (Wired)

57,7% dos utilizadores de Internet possuíam um PC no ano passado

Após perder a corrida com os smartphones por anos, a participação de mercado de portáteis e desktops continuou a encolher em 2023. Uma das razões é seu alto preço e o facto de que muitos consumidores reduziram os gastos com tecnologia após a inflação. No ano passado, 57,7% dos utilizadores de internet possuíam um PC, 0,5% a menos do que em 2022. A sua participação no tráfego web também diminuiu.

De acordo com a pesquisa, 61,8% dos entrevistados usaram um portátil ou um desktop para aceder à internet em 2023. 5,8% menos que o ano anterior. Por outro lado, os smartphones aumentaram a participação no tráfego web total em 4% ano após ano. Quase 95% das pessoas usaram dispositivos móveis para navegar na internet.

Fontes: Stocklytics

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
294InscritosInscrever