PSP apresenta queixa contra a RTP

PSP apresenta queixa contra a RTP, após cartoon polémico.

PSP apresenta queixa contra a RTP

Após um cartoon polémico, a PSP apresentou uma queixa contra a RTP devido ao canal público ter exibido o referido cartoon.

Esse cartoon enquadra-se na rubrica “Spam Cartoon”.

No vídeo, vê-se um polícia a efetuar disparos, sendo que a cadência de tiro aumenta à medida que mostra uma crescente agressividade.

Porém, nesse vídeo, o polícia não acerta nenhum disparo na pessoa branca, ao invés do que acontece com a pessoa negra.

Segundo a PSP, o cartoon “formula e representa juízos ofensivos da honra e consideração de todos os profissionais da PSP”.

Destaca ainda que “sem qualquer fundamento, propala factos inverídicos capazes de ofender a credibilidade, o prestígio e a confiança devida à PSP“.

Assim, a PSP avançou com uma queixa-crime no Ministério Público e também duas queixas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Por sua vez, a RTP emitiu um comunicado no qual explica que “respeita as críticas que lhe sejam dirigidas a propósito de qualquer conteúdo que exiba nos seus canais“, mas que “a rubrica «Spam Cartoon» é um espaço de criação e de opinião“.

Em nenhuma circunstância serviu para instigar à violência contra quem quer que seja. Podemos discordar de uma ideia ou de um cartoon, mas isso não deve justificar qualquer forma de censura. A RTP continuará intransigente na defesa da liberdade de expressão e de opinião, princípios basilares da democracia e do serviço público“, acrescenta.

Por fim, os responsáveis pelo cartoon esclareceram que o mesmo se refere aos acontecimentos em França, após a morte de um jovem magrebino.

Destacam ainda que não existe qualquer referência no cartoon à polícia portuguesa.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,779FãsCurtir
12,747SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
277InscritosInscrever