Reportagem: Audrey’s no Santiago de Alfama é o requinte enquadrado na história

Reportagem: Audrey’s no Santiago de Alfama é o requinte enquadrado na história, de um bairro típico lisboeta.

Reportagem: Audrey's no Santiago de Alfama é o requinte enquadrado na história

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

No passado dia 8 de Fevereiro, realizou-se no restaurante Audrey’s, no Hotel Santiago de Alfama, em Lisboa, um jantar de degustação a 4 mãos, pelos Chef’s Thiago César e Inga Martín.

Incluído num hotel cinco estrelas em pleno bairro histórico lisboeta, o Audrey’s revela-se uma excelente opção para uma refeição num ambiente acolhedor, familiar e ao mesmo tempo requintado.

Thiago César é o Chef residente e Inga Martín foi a Chef convidada. Ambos são amigos e conhecem-se bem e as propostas apresentadas acabaram por resultar de forma coerente, tendo um fio condutor e acima de tudo proporcionando uma explosão de aromas que nos fizeram pensar na tradição adaptada à contemporaneidade e requinte.

Em conversa com o Infocul.pt, ambos os chefs revelaram que são fãs da comida “de tacho”, ou se preferirmos, a comida de conforto. A comida que nos remete para as memórias familiares.

Ele é fã da feijoada à brasileira, ela adora uma boa chanfana à moda da avó. Ambos nutrem grande empatia pelo outro e isso acabou por refletir-se na noite gastronómica proporcionada a alguns convidados VIP e à imprensa.

Thiago é natural de Volta Redonda, Brasil, foi muito mimado pelos cozinhados da avó (quem nunca?). Em termos profissionais destacam-se passagens pelo hotel Ritz Four Seasons, Hotel Marriott, Sana Lisboa e o Pateo Velho, antes de chegar o hotel Santiago de Alfama.

Inga tem uma ligação às receitas das avós. Da parte materna, através da gastronomia beirã e da parte paterna, através da gastronomia africana, com destaque para a Guiné-Bissau.

Destacam-se as suas passagens pelo restaurante Ermitage, em Vale do Lobo, pelo Hotel Vila Joya, posteriormente a sua criação intitulada “Cone à Portuguesa”, um conceito inovador de comida grab & go. Actualmente está no Go A Lisboa.

Abaixo deixamos a carta que foi servida no jantar a 4 mãos, do passado dia 8 de Fevereiro.

Nesta mesma noite falámos com o responsável pelo Hotel, que nasceu na África do Sul (os pais eram emigrantes) e que posteriormente fixou-se em Alvito, Alentejo.

Manuel conta com muito mundo, fruto das inúmeras viagens, ao lado da sua mulher de nacionalidade neozelandesa. O nome do restaurante é o nome da filha, dando ainda mais uma mostra do quão familiar, e ao mesmo tempo requintado pretende ser este espaço incluído num hotel de 5 estrelas.

Não tem formação hoteleira, mas é um incrível contador de histórias e um óptimo anfitrião. Em cinco minutos de conversa consegue claramente marcar a diferença, com uma visão do mundo muito à frente do tempo que vivemos, percebendo claramente o bom e o mau do que nos rodeia e o que devemos fazer para que a vida seja boa.

Tem formação em telecomunicações, engenharia e finanças globais, mas mostra-se um excelente fotógrafo (quando forem ao hotel olhem bem para as fotografias lá expostas), além de apreciar poesia, livros e história.

O serviço de bar deste hotel conta também com uma imensidão de opções extraordinária, além de funcionário super bem disposto e que sabe acolher.

Na verdade, uma ida do Santiago de Alfama e o Audrey’s é a oportunidade única de usufruir de quartos belíssimos e com decoração elegante, um serviço de restaurante soberbo, uma paisagem única e uma equipa que acolhe como família.

É o requinte contemporâneo num bairro típico lisboeta, com uma paisagem sobre o Tejo arrebatadora.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

30,636FãsCurtir
12,938SeguidoresSeguir
358SeguidoresSeguir
226InscritosInscrever