Terça-feira, Novembro 30, 2021

RTP transite cerimónia de concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes

RTP transite cerimónia de concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes

RTP transite cerimónia de concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, amanhã a partir das 10:30.

Aristides de Sousa Mendes, antigo Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, teve um importante papel na vida de milhares de refugiados durante o Holocausto. Um feito que é agora reconhecido com a atribuição das Honras de Panteão Nacional e que também poderá ser recordado no documentário A Herança de Aristides.

A cerimónia de concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes poderá ser acompanhada a partir das 10h30 na RTP1, RTP3 e RTP Internacional. Esta será uma homenagem à memória de Aristides de Sousa Mendes, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista evocando o seu exemplo na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana.

A cerimónia contará com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e da investigadora Margarida de Magalhães Ramalho.

Ao final da noite, na RTP1, poderá acompanhar o documentário A Herança de Aristides, que nos dá a conhecer a história do herói português, bem como a sua herança intemporal e única, que nos é revelada pela voz dos filhos e netos dos refugiados salvos pelo Cônsul português e dos descendentes de Aristides.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
120InscritosInscrever