Sábado, Fevereiro 27, 2021

Santuário de Fátima começa a transmitir cinco celebrações diárias através dos meios digitais no sábado, dia 23.

Reitor lamenta decisão “dolorosa mas necessária” e sublinha que estas celebrações servirão para “reforçar a esperança”.

 

O Santuário de Fátima vai retomar a transmissão online de cinco celebrações diárias, de segunda a domingo, através dos meios de comunicação social e digital, dada a suspensão das celebrações com a participação dos fiéis, conforme orientação da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Santuário transmitirá diariamente três missas- às 11h00, 12h30 e 15h00- e dois momentos de oração do Terço- às 18h30 e 21h30-, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, numa parceria com a TV Canção Nova Portugal. Estas cinco celebrações poderão ser seguidas em www.fatima.pt, através do facebook e canal youtube do Santuário, bem como do MEOKanal, posição 707070.

O reitor, padre Carlos Cabecinhas, lamenta o regresso desta situação de confinamento, que considera “dolorosa mas necessária” e promete que Fátima se fará presente na vida de cada um.

“Sabemos que não é o mesmo podermos estar presentes fisicamente ou podermos acompanhar pela televisão, mas essa é a forma possível que temos agora de participar e, por isso, queremos estar presentes convosco a atravessar este momento difícil”, afirma o padre Carlos Cabecinhas numa mensagem enviada a todos os peregrinos de Fátima.

“Este é um momento em que é preciso reforçar a nossa esperança. Vivemos momentos dramáticos mas também sabemos que não os vivemos sozinhos. Deus nunca nos abandona. Sabemos, também, que podemos contar com a proteção materna de Maria” sublinha o sacerdote ao anunciar que, em cada dia, no Santuário, se rezará “pelo fim da pandemia, pelas vítimas diretas e indiretas, e pelos cuidadores, médicos, bombeiros, enfermeiros, auxiliares e familiares”.

“São momentos difíceis mas são momentos em que queremos fortalecer a nossa esperança e, por isso, queremos ajudar-vos a confiar cada dia as dificuldades, dores e sofrimentos nas mãos de Maria que aqui, neste lugar, apresentou o seu Coração Imaculado como nosso refúgio”, conclui o reitor do Santuário de Fátima.

O pedido de intercessão de Nossa Senhora para o fim da pandemia estará sempre presente no início de cada celebração, havendo uma prece por esta intenção na Oração dos Fiéis e, no final, todas as celebrações terminarão com o cântico mariano “À vossa protecção nos acolhemos”.

À semelhança do anterior confinamento, e enquanto vigorarem as medidas previstas no Estado de Emergência, todos os espaços de acolhimento de peregrinos- informações, espaços museológicos e comerciais- permanecerão encerrados.

Esta manhã, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração `pública´ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações.

A Conferência Episcopal justifica o regresso aos constrangimentos do dia 14 de março de 2020, aquando do início da pandemia, invocando “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos”, que devem adotar “o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

No comunicado, os bispos portugueses expressam a sua “especial consideração, estima e gratidão a quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco”.

Os bispos pedem, ainda que “a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto”.

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Big Brother: Jéssica Nogueira quer patrocínio para aumentar as mamas

A revelação foi feita esta tarde, no Big Brother-Duplo Impacto, numa conversa entre Jéssica Nogueira e Sofia Sousa. As duas falaram inclusive sobre o Dr....

Clemente incomodado com João Manzarra devido a “conotações mais brejeiras”

Momento de tensão no programa 'Regresso ao Futuro', este sábado, na SIC. João Manzarra fingiu ser uma abelha, durante a interpretação do tema 'A Colmeia...

Actriz Cameron Diaz termina carreira, para se dedicar ao filho e ao marido.

A actriz deu a notícia através de entrevista a uma rádio. Aos 48 anos, com o último filme a ter sido feito em 2014, assumiu...

Siga-nos nas redes sociais

23,963FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
65InscritosInscrever