Quinta-feira, Junho 17, 2021

Tempestade Hortense: Vem aí noite com chuva e vento forte

O território começou hoje a ser afetado pela tempestade Hortense, prevendo-se que às 00 horas do dia 22 de janeiro esteja centrada no
Golfo da Biscaia, a cerca de 450 km a nordeste de Viana do Castelo.

O sistema frontal associado à tempestade Hortense é um sistema de forte atividade e o ramo frio deste sistema irá atravessar o território a partir da próxima noite e a madrugada do dia 22.

A passagem desta superfície frontal fria irá afetar com maior intensidade as regiões do Norte e Centro onde se prevê ocorrência de precipitação forte e persistente e vento de oeste forte, com rajadas muito fortes. Nas terras altas acima dos 1200 metros, a precipitação será de neve, que no extremo Norte e na Serra da Estrela poderá, temporariamente, interditar ou condicionar as estradas.

No período mais gravoso, que será esta noite e até ao início da manhã de dia 22, podem ocorrer rajadas até 95 km/h nas regiões Norte e Centro e até 120 km/h a 130 km/h nas terras altas.

À passagem da superfície frontal fria, é provável que em alguns locais possam ocorrer situações de rajadas de vento muito intenso, que podem estar associadas a fenómenos extremos de vento.

Esta situação de corrente forte de oeste está a originar agitação marítima forte, prevendo-se na Costa Ocidental ondas de altura significativa de 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima. Prevê-se que as ondas diminuam para 4 a 5 metros no final de dia 22.

Fonte: IPMA

Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,945FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
98InscritosInscrever