20 anos de Commedia a La Carte em Lisboa e Porto e com ajuda da Staples e Zeiss

O espectáculo e digressão de celebração dos 20 anos de Commedia a La Carte estavam a ser preparados quando eclodiu a pandemia, o que, além da crise sanitária, gerou uma crise económica sem precedentes, deixando, de entre todas as indústrias, a Cultura na situação de maior fragilidade. É, porém, em alturas de crise e disrupção que a sociedade civil é chamada a responder aos riscos e desafios causados por incertezas como aquelas que actualmente vivemos.

Como resposta, Staples e Zeiss uniram-se a Commedia a La Carte para, em conjunto, resgatarem a realização de “2020 Futuro a La Carte”, uma celebração da Cultura através do Humor e da Tecnologia, imbuídos de genuíno sentido de Responsabilidade Social: face à impossibilidade de venda das lotações totais das salas, a Staples e a Zeiss entenderam partilhar o risco financeiro dos espetáculos planeados, suportando parte dos bilhetes que não se podem vender e viabilizando a realização destes 32 espetáculos. Trata-se de um de apoio à Cultura que representa um esforço financeiro de ambas as marcas, que assim redireccionam para o socorro do sector cultural verbas anteriormente destinadas a outras ações.

“2020 Futuro a La Carte” é, pois, o trabalho de uma equipa que, unida, quer contribuir para devolver a Cultura ao público e às salas de espectáculos, permitir o reencontro do público com os artistas e criar oportunidades de trabalho e rendimentos para os profissionais do sector. Técnicos, figurinistas, músicos, actores, produtores, assistentes de sala, entre tantos outros, dependem da realização de espectáculos para a sua subsistência e das suas famílias. Estes 32 espectáculos são dedicados a todos eles.

Com o imprescindível contributo da Staples e da Zeiss, “2020 Futuro a La Carte” irá materializar-se num espectáculo tecnológico, em que a projecção e videomapping elevam a Commedia a outra dimensão. O espectador irá participar, como sempre, no desenrolar do espectáculo – mas desta vez por intermédio de uma App através da qual, de forma segura, irá poder intervir, ainda mais intensamente, nas actuações de César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda.

Esta aplicação interactiva tem como principal objectivo humanizar os espetáculos através da tecnologia e envolver ainda mais o público na base de improviso da arte de Commedia a La Carte, chamando em determinados momentos os espectadores a intervir na narrativa e no processo de decisão: através da aplicação vai ser possível participar na escolha em tempo real de elementos do espectáculo, como músicas ou temas e elementos cenográficos.

A App, que será descarregada no espectáculo, pretende ainda prolongar a experiência de interação dos Commedia a La Carte com o seu público, para além do próprio espetáculo. A App integra menus informativos sobre o espetáculo, conteúdos anteriores e futuros de Commedia a La Carte, bem como informação sobre todos os intervenientes nas atuações.

Espera-se que, desta forma pioneira, Staples e Zeiss inspirem outras marcas e empresas nacionais e internacionais, para que todos dêem as mãos pela Cultura, salvaguardando a existência de um sector vital para a identidade do país.

Parceira de César Mourão, a Staples rapidamente abraçou a ideia de alargar o seu apoio a Commedia a La Carte: sentiu a responsabilidade de ajudar um sector em que não se move habitualmente mas que rapidamente acolheu como seu, activando o seu contributo numa perspetiva de responsabilidade social. Porque a Staples encara a Cultura como peça fundamental nas vidas de todos e do país, a falta de uma estratégia clara e de ajudas públicas capazes de trazerem soluções à vulnerabilidade em que se encontram os profissionais da Cultura instigou aa Staples a contribuir para a retoma do sector.

Por seu turno, sendo a Zeiss uma marca com mais de 170 anos, que se foca em ter sempre uma visão mais ampla do mundo, a decisão de se associar a Commedia a La Carte e de ajudar a viabilizar esta celebração de duas décadas de existência foi tomada de forma célere, firme e de olhos postos no futuro.

Estes 20 anos de Commedia a la Carte celebram-se em 32 sessões: o Tivoli BBVA, em Lisboa, recebe a estreia a 16 de Setembro, e até 11 de Outubro, apresenta sessões às quartas, quintas e sextas-feiras, e aos sábados e domingos, sempre às 21H30. Seguem-se 12 sessões no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, entre os dias 3 e 20 de Dezembro, à mesma hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.