Santuário de Fátima reabre espaços museológicos

Museu e exposições abrem portas a 19 deste mês. Espaços litúrgicos e de atendimento aos peregrinos estão abertos desde o passado dia 4 de Maio.

Em harmonia com o calendário estabelecido pelas autoridades, os espaços museológicos do Santuário vão abrir ao público já esta terça-feira, 19 de maio, com novos horários e regras de higiene e segurança bem definidas.

Nesta reabertura, o destaque vai para a exposição permanente do Museu do Santuário, Fátima Luz e Paz, que conta a partir de agora com a exposição da Rosa de Ouro oferecida pelo Papa Francisco aquando da peregrinação que fez à Cova da Iria por ocasião do Centenário e da Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, em 2017.

Também pela primeira vez na sua história, e seguindo os procedimentos na maioria dos espaços museológicos em Portugal, todos estes espaços do Santuário estarão encerrados à segunda-feira.

Assim, as Casas de São Francisco e Santa Jacinta Marto, da Irmã Lúcia e a Casa-Museu de Aljustrel estarão abertas de terça-feira a domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando para além da segunda-feira nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

A exposição permanente Fátima Luz e Paz mantém o horário habitual e a exposição temporária Vestida de Branco, que estará patente ao público até 15 de Outubro, poderá ser visitada entre as 9h00 e as 12h45 (última entrada) e as 14h00 e as 17h45 (última entrada), de terça-feira a domingo.

O Santuário de Fátima tem vindo a retomar gradualmente a sua actividade, desde 4 de maio, com a implementação de medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. De portas abertas estão os espaços de atendimento, lojas e os espaços litúrgicos, ainda que sem celebrações comunitárias e sem a presença física de peregrinos, em conformidade com as orientações da Conferência Episcopal e as orientações do governo para o desconfinamento progressivo no país.

Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e protecção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe.

O Santuário decidiu de forma responsável suspender todas as celebrações litúrgicas comunitárias, a 14 de Março, assumindo como prioridade a segurança e saúde dos peregrinos e dos seus colaboradores. Medidas preventivas e de contenção têm vindo a ser adoptadas pelo Santuário já desde 24 de Fevereiro, com a suspensão ou adiamento de várias actividades e peregrinações, a última das quais, a Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de Maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.