Sexta-feira, Abril 16, 2021

Unilever elimina palavra “normal” das campanhas e embalagens de produtos de beleza

A Unilever anuncia hoje que irá eliminar a palavra “normal” de todas as embalagens e campanhas publicitárias das suas marcas de beleza e cuidados pessoais, como parte da sua nova visão e estratégia: “Beleza Positiva”.

A “Beleza Positiva” estabelece vários compromissos e ações progressivas para as marcas de beleza e cuidados pessoais, incluindo Dove, Rexona, Axe e TRESemmé, que irão posicionar-se para defender uma nova era de beleza equitativa, inclusiva e, ainda, sustentável para o planeta.

Ao utilizar a inovação e tecnologia mundial da Unilever, a estratégia “Beleza Positiva” contribuirá também para transformar a forma como os nossos produtos são pensados e formulados, para que sejam melhores tanto para as pessoas como para o planeta, proporcionando uma experiência superior e explorando as tendências de consumo.  

A decisão de remover a palavra “normal” é um dos muitos passos que estamos a dar no sentido de desafiar os ideais de beleza restritos, enquanto trabalhamos para ajudar a acabar com a discriminação e defender uma visão de beleza mais inclusiva. Uma pesquisa mundial sobre as experiências do consumidor junto da indústria da beleza, revela que o uso da palavra “normal” para descrever o cabelo ou a pele faz com que a maioria se sinta excluída.   

O estudo realizado a pedido da Unilever, que envolveu 10.000 pessoas em nove países[1], concluiu que:

·       Mais de metade (56%) pensa que a indústria da beleza e cuidados pessoais pode fazer com que as pessoas se sintam excluídas.

·       As pessoas querem ver a indústria de beleza e cuidados pessoais mais focada em fazer as pessoas sentirem-se melhor do que terem apenas uma melhor aparência (74%).

·       Mais de metade (52%) referem que prestam mais atenção à postura da empresa sobre questões sociais antes de comprarem os produtos.

·       7 em cada 10 pessoas concorda que usar a palavra “normal” nas embalagens dos produtos e nas campanhas publicitárias tem um impacto negativo. Para os jovens – com idades entre os 18 e 35 anos – este número aumenta para 8 em cada 10.

Sunny Jain, Presidente de Beauty & Personal Care, refere: “Com mil milhões de pessoas a usar os nossos produtos de beleza e cuidados pessoais todos os dias, e muitos mais a verem as nossas campanhas publicitárias, as nossas marcas têm o poder para fazer uma diferença real na vida das pessoas. Assim, estamos a assumir o compromisso de combater normas e estereótipos prejudiciais e a moldar uma definição de beleza mais ampla e abrangenteSabemos que remover a palavra “normal” dos nossos produtos e embalagens não irá, por si só, resolver o problema, mas é um importante passo nesse sentido. Esta é apenas uma das várias ações que estamos a realizar como parte da nossa visão de “Beleza Positiva”, que tem como objetivo não só causar menos danos, mas trazer mais benefícios para as pessoas e para o planeta. Com cada vez mais consumidores a recompensarem as marcas que atuam nas questões sociais e ambientais, acreditamos que a “Beleza Positiva” irá tornar o nosso negócio mais forte e bem-sucedido.”

Além de remover a palavra “normal”, a Unilever compromete-se a não alterar digitalmente o formato, dimensão, proporção do corpo ou cor da pele nas suas campanhas publicitárias. Além disso, pretende aumentar o número de anúncios retratando pessoas de diversos grupos menos representados.

Texto: Unilever

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Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

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