Vila Galé assina parceria em Alter do Chão

Vila Galé assina parceria em Alter do Chão, num protocolo de cooperação entre o grupo, a Companhia das Lezírias e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC), com vista à dinamização do turismo equestre na região e valorização do cavalo lusitano.

Assim, o Grupo Vila Galé assume um papel mais central nesta parceria, com reforço da aposta no património equestre como integrante na oferta turística. A parceria inclui a realização de apresentações equestres, o apoio à preservação das raças autóctones e a dinamização de atividades turísticas relacionadas com o cavalo lusitano. Nesta cerimónia estiveram presentes cerca de 150 convidados, entre eles, o Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Miranda, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Companhia das Lezírias, e o secretário de estado da Agricultura João Moura e Vera Tita, diretora da EPDRAC.

Além disso, o grupo já tem o Hotel Vila Galé Collection Alter Real nas antigas instalações da Coudelaria, com posicionamento como um polo de atração para o turismo equestre e rural. Com esta cooperação, deseja-se alargar a oferta de experiências para hóspedes e visitantes, tornando Alter do Chão num destino de excelência para amantes da cultura equestre.

Acrescenta-se também que o presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, afirma que o “turismo equestre tem um enorme potencial, e Alter do Chão reúne todas as condições para se afirmar como um destino de referência”. O nosso objetivo é proporcionar experiências diferenciadoras, valorizando o território e a sua cultura.” 

Em adição, José Santos, Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, sublinha que a “colaboração entre o setor público e privado desempenha um papel fundamental na valorização do património e na qualificação dos serviços turísticos, elevando a qualidade e atratividade da experiência dos visitantes. O Alentejo e o Ribatejo são destinos de excelência, onde a tradição, a história e a inovação se unem para fortalecer a oferta turística. O recente protocolo firmado entre a Companhia das Lezírias, o Grupo Vila Galé e a Escola Profissional de Alter é um passo estratégico para consolidar o turismo na região, reforçando a qualificação profissional, a valorização do património e a excelência dos serviços. Este modelo de desenvolvimento, assente na colaboração entre entidades públicas e privadas, tem sido determinante para o crescimento sustentável da região. Aqui está a prova de que, juntos, podemos criar grandes empreendimentos turísticos, promovendo o Alentejo e o Ribatejo como referências no panorama nacional e internacional”.

Foi um verdadeiro privilégio poder participar em tão excelso dia que, cremos, se constituirá como um importante marco na história destes organismos. Quando trabalhamos em conjunto para um mesmo fim – desenvolver o interior – o resultado só poderá ser o melhor. Quando se congregam esforços, quando se juntam ideias, não haverá limites para as nossas vontades. O projeto da EPDRAC parte muito da colaboração com a comunidade, pois só assim poderemos garantir um ensino de excelência e de adequada preparação para o mercado de trabalho, formando bons profissionais, mas também bons e íntegros indivíduos” disse Vera Tita, diretora da EPDRAC.

Os convidados foram recebidos na entrada da Coudelaria de Alter por alunos da EPDRAC a cavalo, que acompanharam a comitiva até ao hotel Vila Galé Collection Alter Real, onde se iniciou o programa do dia que contou com:

  • demonstração de falcoaria;
  • observação da Eguada;
  • visita ao Lagar e Enoteca;
  • visita às instalações do Hotel Vila Galé Alter Real;
  • Exibição da Charanga da GNR;
  • Atuação dos alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão;
  • exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Em suma, a Arte Equestre Portuguesa foi classificada em 2024 como Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e continuam os programas de promoção desta arte, agora com auxílio de um grande grupo turístico. 

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
293InscritosInscrever