RTP manifesta “profundo pesar” pela morte de Francisco Pinto Balsemão e destaca “exemplo e legado em prol da liberdade de informação”

RTP manifesta “profundo pesar” pela morte de Francisco Pinto Balsemão e destaca “exemplo e legado em prol da liberdade de informação”, em nota de pesar.

Televisão pública presta homenagem a uma figura central da comunicação social portuguesa

A RTP manifestou publicamente o seu pesar pela morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso e da SIC, sublinhando o papel fundamental que desempenhou na defesa da liberdade e da independência jornalística em Portugal.
Numa nota oficial, o Conselho de Administração da RTP destacou o percurso de um homem que deixou uma marca profunda no setor dos media e no país.

Logo no início da mensagem, lê-se:
“O Conselho de Administração da RTP manifesta o seu mais profundo pesar pela morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador e presidente do maior grupo privado de media em Portugal.”


“Uma figura incontornável na defesa do jornalismo livre e independente”

A televisão pública reconhece que Balsemão foi muito mais do que um empresário de sucesso, descrevendo-o como “uma figura incontornável na defesa do jornalismo livre, independente e rigoroso”.
Na mesma nota, são lembrados alguns dos marcos mais importantes da sua carreira:
“Com um percurso que tem como marcos mais decisivos a fundação do semanário Expresso em 6 de janeiro de 1973 e posteriormente da SIC, o primeiro canal privado de televisão em Portugal, em 6 de outubro de 1992.”

De acordo com a RTP, o fundador do Grupo Impresa “sempre defendeu que a autonomia financeira dos projetos editoriais era essencial para preservar a sua independência de todos os poderes”, acrescentando que “deu provas de que aplicava a si mesmo essa defesa da liberdade de informação, mesmo quando era ele o objeto das notícias dos media.”


“Nunca deixou de se considerar jornalista”

A nota da RTP também recorda o compromisso de Francisco Pinto Balsemão com o jornalismo até aos seus últimos dias.
“Nunca deixou de se considerar jornalista e a prova disso é que ainda este ano conduziu um conjunto alargado de conversas com personalidades nacionais, disponibilizadas sob a forma de podcasts.”

O Conselho de Administração sublinha ainda a sua capacidade de adaptação às transformações da comunicação social, destacando que “dedicou os últimos anos a acompanhar as transformações radicais que o setor dos media foi conhecendo em todo o mundo, nomeadamente na área digital.”


“Gostaria de deixar um mundo melhor do que aquele que encontrou”

Entre as ideias que marcaram a sua vida e obra, a RTP recorda uma das mais simbólicas:
“A ideia que transmitiu sucessivamente foi a de que gostaria, através de tudo o que realizou na sua vida, de deixar um mundo melhor do que aquele que tinha encontrado.”

A televisão pública termina a nota com um tributo à família e ao legado do empresário, deixando uma mensagem de compromisso e responsabilidade para o futuro do jornalismo português.
“A Francisco Pedro Balsemão, atual CEO do Grupo Impresa, aos seus familiares e a todos os colaboradores do Grupo Impresa, o Conselho de Administração da RTP apresenta as suas condolências e considera que cumpre a todos os que trabalham no setor nunca deixar cair o exemplo e o legado de Francisco Pinto Balsemão em prol da independência dos media e da liberdade de informação dos jornalistas.”

Destaques

Lisboa: Alfama vence Marchas Populares 2026

Lisboa: Alfama vence Marchas Populares 2026, segundo revelou a...

Portugal vence Nigéria em Leiria e fecha preparação para o Mundial com sinais positivos

Portugal vence Nigéria em Leiria e fecha preparação para...

A pátria também toureia: Santarém cantou Portugal entre bandarilhas, muletas e homens de peito aberto ao touro

A pátria também toureia: Santarém cantou Portugal entre bandarilhas,...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados