Joana Marques enfrenta novas críticas após episódio sobre Mafalda Matos e autismo, nas redes sociais.
As críticas a Joana Marques continuam a multiplicar-se depois do episódio de ‘Extremamente Desagradável’ dedicado a Mafalda Matos e aos conteúdos que a atriz tem publicado sobre autismo.
A reação emocionada de Mafalda Matos intensificou o debate em torno dos limites do humor. Além de várias figuras públicas, também utilizadores anónimos têm contestado a abordagem da humorista da Rádio Renascença.
Uma das opiniões que circula na Internet defende que a liberdade de expressão não pode justificar a ridicularização de outras pessoas.
“A liberdade de expressão é um importante pilar da democracia e por isso não pode ser banalizada, que é como quem diz, não pode valer tudo. Não se pode insultar, achincalhar, ridicularizar seja quem for ao abrigo da liberdade de expressão. A isso chama-se pomposamente de bullying e adquire contornos de maior gravidade quando toca a valores individuais.”
Publicação contra Joana Marques torna-se viral
Outra mensagem, escrita por alguém sem presença conhecida na esfera pública, ultrapassou as 300 partilhas e reuniu cerca de 1700 comentários em apenas 14 horas.
O autor anunciou que deixará de consumir conteúdos de diferentes meios e personalidades que associa a Joana Marques.
“Não voltarei a comprar a Revista Visão. Não voltarei a escutar a Renascença. Tenho mais uma razão para não seguir o Ricardo Araújo Pereira. Estas minhas decisões devo-as à pseudo-humorista, cujo nome me custa a escrever.”
Na mesma publicação, a crítica tornou-se ainda mais dura.
“Portadora de um cinismo incompreensível, que encontra na humilhação alheia o que não lhe foi permitido em altura! Fazer humor com a doença e os constrangimentos de saúde de terceiros é revelador de uma atitude com a qual não quero estar relacionado. Que miserável falta de carácter!”
Mário Gonçalves escreveu carta aberta a Mafalda Matos
Mário Gonçalves também se pronunciou depois de Mafalda Matos ter surgido em lágrimas. O comentador digital, que soma mais de 220 mil seguidores no Facebook, publicou uma carta aberta dirigida à atriz.
Logo no início, rejeitou a ideia de que fazer humor sobre a situação possa ser considerado um ato de genialidade.
“Cara Mafalda, há quem ache que fazer humor sobre uma pessoa com autismo é um ato de genialidade. Eu chamo-lhe outra coisa, falta de pontaria e vergonha na cara.”
Depois, Mário Gonçalves alertou para o impacto que uma piada pode deixar em alguém que já enfrenta preconceitos diariamente.
“É fácil arrancar gargalhadas quando o alvo é alguém que já vive todos os dias a enfrentar preconceitos. Difícil é fazer rir sem pisar quem já anda a carregar peso suficiente. Não deixes que uma piada escrita em minutos tente definir uma vida construída com coragem. Quem se riu esquece. Quem é alvo leva a marca.”
Para o comentador, Mafalda Matos nunca foi o verdadeiro problema desta polémica.
“O problema nunca foste tu. O problema é uma sociedade que ainda confunde crueldade com irreverência e chama liberdade artística à preguiça intelectual. Continua a ser exatamente quem és. Porque o autismo não diminui o teu valor. Apenas expõe a pobreza de quem acredita que uma condição neurológica é matéria-prima para entretenimento.”
Ataque direto a Joana Marques
Na parte final da carta aberta, Mário Gonçalves afirmou que “no fim, a história faz sempre justiça” e dirigiu-se diretamente à autora de ‘Extremamente Desagradável’.
“As boas pessoas serão lembradas pelo caráter. Os bons humoristas, pela inteligência. E os restantes… apenas por terem confundido uma gargalhada fácil com talento. Não és tu que tens de sentir vergonha. Quem devia sentir vergonha é quem precisou de ti para tentar ter piada. E essa vergonha é para ti, Joana Marques. Quem disse que eras humorista, enganou-te na perfeição e o problema é que ainda continuas a acreditar nisso. Tenho dito!”
Episódio sobre Mafalda Matos provocou polémica
A contestação começou depois de Joana Marques ter comentado, na Rádio Renascença, os conteúdos publicados por Mafalda Matos sobre o diagnóstico recente de autismo de nível 1 e PHDA.
Durante o episódio, a humorista falou numa “nova pandemia de um novo autismo” e sugeriu que algumas pessoas só descobrem a condição depois dos 30 anos, “quando a coisa com R já não está muito fácil e então trocam pelo U”.
Em seguida, desenvolveu o raciocínio.
“O R de artista pelo U de autista. Quando as coisas na música ou na representação não correm talvez tão bem como o desejado, estas pessoas vão em busca de explicações e invariavelmente encontram o autismo.”
A abordagem dividiu opiniões. Enquanto alguns ouvintes defenderam o direito à sátira, outros acusaram Joana Marques de desvalorizar diagnósticos e alimentar o preconceito contra pessoas autistas.
Mafalda Matos respondeu em lágrimas
Na manhã de segunda-feira, Mafalda Matos publicou um vídeo dirigido a Joana Marques e à Rádio Renascença. Visivelmente emocionada, a atriz criticou a forma como o seu diagnóstico foi tratado.
“Julgamento, humilhação e piada em torno de uma pessoa com autismo é totalmente vergonhoso e de uma extrema falta de responsabilidade social.”
Mafalda Matos recordou que mascarar sintomas pode ser “uma das coisas mais nefastas” para uma pessoa autista. Segundo explicou, esse processo pode conduzir “a burnout e, em última instância, tirar a própria vida”.
“Um autista tem dez vezes mais possibilidade de cometer isso.”
No mesmo vídeo, a atriz sublinhou que o autismo é uma deficiência reconhecida e deixou duras palavras à estação de rádio.
“Rádio Renascença, vocês são uma rádio católica! O que é isto!? Deviam ter vergonha na cara! Joana Marques!? WTF! Não foste ter com o Papa? Ele não te disse que humor não é humilhação. Pega neste vídeo e faz outro… Que insano! Espero que nunca tenham uma notícia má. Vou fazer o máximo para que não seja minha.”
A frase final aumentou a preocupação entre os seguidores de Mafalda Matos, que têm deixado mensagens de apoio nas redes sociais.
Leia também: Gustavo Santos arrasa Joana Marques após polémica com Mafalda Matos
