Cristiano Ronaldo: Nuno Luz relata plano para a Seleção e Bruno de Carvalho critica gestão de Jorge Jesus

Cristiano Ronaldo: Nuno Luz relata plano para a Seleção e Bruno de Carvalho critica gestão de Jorge Jesus no caso do capitão.

Cristiano Ronaldo já teria decidido deixar de representar Portugal depois do Mundial, mas foi convencido por Jorge Jesus a continuar. A versão foi apresentada pelo jornalista Nuno Luz e acrescenta um novo elemento à discussão sobre a saída do capitão do estágio da Seleção Nacional.

O relato surge quando Bruno de Carvalho, numa crónica publicada na SELFIE, questiona a gestão do estatuto de Ronaldo e rejeita que o desfecho seja celebrado como uma demonstração de autoridade do selecionador. Na mesma publicação, a psicóloga Vera de Melo analisa a comunicação dos dois protagonistas, sublinhando que os acontecimentos conhecidos não permitem concluir quais foram as motivações do jogador.

Nuno Luz diz que Jorge Jesus insistiu na continuidade de Ronaldo

Nas declarações reproduzidas pela SELFIE, Nuno Luz afirmou que a permanência do capitão resultou de contactos do treinador e de uma reunião com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

“Ronaldo tinha decidido, depois do Mundial, não ir mais à Seleção e foi Jorge Jesus que diariamente ligou a Cristiano Ronaldo. Numa reunião em casa de Cristiano Ronaldo, com a presença de Pedro Proença e do próprio Jorge Jesus, foi comunicado a Ronaldo que este projeto — e foi assim, com estas palavras — não fazia sentido sem a presença dele”, relatou.

- Publicidade -

Segundo o jornalista, desse encontro saiu um plano para a utilização do avançado nos compromissos seguintes.

“Aí ficou decidido que, nesta primeira fase, iria jogar o primeiro jogo, ou seja, contra Gales, e o último, contra a Noruega.”

Nuno Luz descreveu ainda o ambiente que encontrou depois da conferência de imprensa de quarta-feira, 30 de setembro, que antecedeu o anúncio da saída de Ronaldo.

“Ontem, fiquei no hotel onde se encontra a Seleção até bastante tarde. O ambiente era, de facto, pesado. Jorge Jesus viu várias vezes a conferência de imprensa para tentar perceber o que havia dito que não estava correto.”

O relato do jornalista apresenta uma versão das conversas nos bastidores. Na mensagem em que comunicou a saída do estágio, Ronaldo remeteu a explicação dos motivos para mais tarde.

Bruno de Carvalho defende liberdade de escolha do selecionador

Na sua crónica para a SELFIE, Bruno de Carvalho começou por explicar que o conhecimento pessoal dos dois intervenientes condiciona a forma como acompanha o episódio.

“Conheço os seus percursos, reconheço as suas enormes valias, conheço as suas personalidades, as suas convicções e até alguns dos seus fetiches. E, conhecendo-os, tive desde o início a esperança de que este fosse um daqueles momentos em que a experiência, o conhecimento e as palavras se transformassem, desta vez, em ações.”

O antigo presidente do Sporting concorda com a distinção entre igualdade nas decisões técnicas e diferenças de estatuto.

“Dentro do campo, perante uma opção técnica, os jogadores são iguais. O Selecionador Nacional tem toda a legitimidade para decidir quem joga, quem fica no banco e quem não joga. Cristiano Ronaldo não tem de jogar por decreto, nem o seu percurso pode retirar autoridade ao treinador.”

É na forma de gerir essas decisões que Bruno de Carvalho identifica o problema.

“Mas estatuto não é isso. Estatuto é gestão. É perceber que decisões tecnicamente iguais podem exigir formas diferentes de serem geridas, porque os jogadores, as carreiras, os momentos e aquilo que representam não são iguais.”

“Foi aí que, para mim, o conceito de estatuto se perdeu”

Bruno de Carvalho considera que a dimensão do percurso de Ronaldo exigia um cuidado particular, sobretudo perante a aproximação do final da carreira internacional.

“Isso exigia uma gestão especialmente cuidada, o tal estatuto diferenciado de que Jorge Jesus falou. Não para lhe garantir a titularidade. Não para lhe garantir minutos. Não para condicionar uma única decisão técnica do Selecionador Nacional. Mas para gerir aquilo que inevitavelmente se aproxima: o final de uma relação extraordinária entre um jogador e a Seleção do seu país.”

O autor recuperou a sucessão de indicações sobre a utilização do capitão, sem contestar a legitimidade das escolhas desportivas.

“Quando se comunica a um jogador que não será titular e que não será convocado, mas depois que afinal será e estará no banco, que entrará nos últimos 30 minutos, mas afinal se manda o jogador aquecer e depois, lendo o jogo, se decide se entrará ou não, estamos perante decisões perfeitamente legítimas.”

Ainda assim, acrescentou: “Mas estamos também perante a gestão normal de qualquer jogador de um plantel.”

Para Bruno de Carvalho, essa é a contradição central: “E foi aí que, para mim, o conceito de estatuto se perdeu. Isto é a gestão normal de qualquer jogador e não uma gestão cuidada perante jogadores de estatutos diferentes.”

“Não existe aqui nada para celebrar”

O antigo dirigente lamentou tanto a decisão de Ronaldo como as reações que apresentaram o episódio como um triunfo do treinador.

“Lamento que Cristiano Ronaldo tenha abandonado a Seleção desta forma. Lamento que uma das maiores figuras do desporto português e mundial se tenha sentido de tal maneira que tenha tomado essa decisão. E lamento a facilidade com que alguns transformaram tudo isto numa espécie de vitória de autoridade, quase celebrando que Jorge Jesus ‘despachou’ Cristiano Ronaldo.”

A sua conclusão foi direta: “Não existe aqui nada para celebrar.”

Bruno de Carvalho rejeitou, contudo, uma distribuição simplificada de responsabilidades.

“Também não acredito em análises simplistas de culpados e inocentes. Conhecendo os dois, seria ainda mais absurdo fazê-lo. Num conflito existem decisões, ações e reações de ambas as partes, com responsabilidades que podem ter pesos muito diferentes. E há certamente factos e conversas que quem está de fora desconhece.”

Na avaliação do que é público, manteve a crítica: “E quando o estatuto existe no discurso, mas não se consegue encontrar nos atos, corre-se o risco de o estatuto ter sido apenas isso: uma palavra.”

Percurso de Ronaldo usado para enquadrar o estatuto

Na crónica, Bruno de Carvalho recorreu também ao percurso internacional de Ronaldo, às finais disputadas por Portugal e às conquistas do Europeu de 2016 e das Ligas das Nações de 2019 e 2025.

Entre os números que citou, destacou a diferença de golos para outros nomes da história da Seleção.

“Cristiano Ronaldo marcou 146 golos pela Seleção Nacional. O segundo melhor marcador da nossa história, Pauleta, marcou 47 e o terceiro, Eusébio, 41. Cristiano tem, sozinho, mais golos por Portugal do que Pauleta e Eusébio juntos.”

O autor enquadrou esses registos na importância que atribui ao capitão: “Há jogadores que passam por uma Seleção. Há jogadores que fazem parte da sua história. E há jogadores cuja dimensão acaba por se confundir com uma era inteira dessa Seleção. Cristiano Ronaldo pertence a esta última categoria. E isso também é estatuto.”

A crónica terminou com uma mensagem aos dois lados: “Ao Jorge Jesus e à Seleção Nacional desejo todo o sucesso e a Cristiano Ronaldo agradeço tudo o que fez pelo futebol, pela Seleção Nacional e pelo nosso país.”

Vera de Melo questiona rótulo de “birra”

Num dos textos de opinião que publicou na SELFIE, Vera de Melo centrou-se na facilidade com que a saída de Ronaldo é classificada como uma reação infantil, sem conhecimento das conversas que a antecederam.

“A verdade é que, sem conhecermos toda a conversa que aconteceu nos bastidores, ninguém pode responder com certeza. Mas a psicologia permite-nos fazer uma distinção importante.”

A psicóloga explicou a diferença entre uma reação à frustração e a definição de um limite.

“Birra e limite não são a mesma coisa. Uma birra nasce, muitas vezes, da dificuldade em tolerar frustração. ‘Não aconteceu como eu queria, portanto, vou reagir para que os outros percebam o meu desagrado.’ Um limite é diferente. Um limite diz: ‘Isto ultrapassou aquilo que estou disposto a aceitar e, por isso, vou tomar uma decisão sobre aquilo que faço a seguir.’”

Segundo Vera de Melo, comportamentos exteriormente semelhantes podem ter intenções diferentes.

“A birra procura, muitas vezes, que o outro mude. O limite define aquilo que eu vou fazer perante aquilo que o outro está a fazer. E esta diferença é gigantesca.”

A autora ressalvou que a decisão de sair e a promessa de explicações posteriores não resolvem essa dúvida: “Isso não nos permite concluir que foi um limite. Mas também não nos permite concluir que foi uma birra.”

Estabelecer um limite não significa ter razão

Vera de Melo afastou também a ideia de que a definição de um limite justifica automaticamente a forma como uma pessoa reage.

“Uma pessoa pode estabelecer um limite de forma perfeitamente legítima e, ainda assim, fazê-lo de maneira agressiva, impulsiva ou desproporcional.”

A psicóloga acrescentou: “Limite não é sinónimo de comportamento saudável. Assim como uma reação emocional não é automaticamente uma birra. A pergunta certa não é apenas: ‘O que fez?’ É também: ‘Por que fez? Como fez? E o que pretende conseguir com isso?’”

No caso de alguém com uma carreira construída em torno do protagonismo, admitiu que uma decisão técnica possa adquirir outros significados pessoais.

“Não ser titular pode ser apenas não ser titular. Mas, para alguém cuja identidade esteve durante décadas ligada a ser protagonista, pode significar muito mais. Pode ser interpretado como desvalorização. Como perda de estatuto. Como falta de reconhecimento. Como ‘já não contam comigo’.”

Vera de Melo apresentou essa possibilidade sem a transformar numa conclusão sobre Ronaldo: “Existe uma terceira possibilidade, muito mais humana: Ronaldo pode ter reagido emocionalmente a uma situação que, para ele, teve um significado muito maior do que aquele que nós conseguimos ver de fora.”

Autoridade de Jorge Jesus também analisada

Noutro artigo na SELFIE, a psicóloga abordou a comunicação do selecionador, nomeadamente a afirmação de que nenhum jogador mudaria as suas ideias.

“Não é legítimo transformar isso num diagnóstico psicológico, mas é possível observar um padrão comunicacional: quando a sua autoridade é colocada em causa, responde reafirmando-a.”

Para Vera de Melo, essa característica pode ajudar a liderar, mas também criar dificuldades.

“Um líder seguro pode dizer: ‘A decisão é minha.’ Um líder que sente que a sua autoridade está ameaçada pode sentir necessidade de acrescentar: ‘E ninguém me vai fazer mudar de ideias.’”

A distinção, explicou, está no que acompanha a escolha: “Na primeira situação, existe decisão. Na segunda, pode existir também uma disputa de poder.”

Sobre o aquecimento de Ronaldo sem posterior entrada frente à Noruega, escreveu: “‘Não vais jogar’ é uma decisão técnica. ‘Vais aquecer durante 20 ou 30 minutos e depois não vais entrar’ pode ser vivido emocionalmente de outra maneira.”

A autora deixou explícitos os limites dessa interpretação: “Não sabemos exatamente o que Cristiano Ronaldo sentiu. Só ele poderá explicar isso. Mas sabemos uma coisa sobre o funcionamento humano: não reagimos apenas ao resultado das situações; reagimos também à forma como sentimos que fomos tratados dentro delas.”

- Publicidade -

Destaques

Marcos Bastinhas após Elvas: «O público foi quem me fez voltar»

Marcos Bastinhas após Elvas: «O público foi quem me...

Rui Fernandes após Elvas: «É uma terra que me diz muito»

Rui Fernandes após Elvas: «É uma terra que me...

João Salgueiro após Elvas: «Se calhar foi o melhor ferro desta temporada»

João Salgueiro após Elvas: «Se calhar foi o melhor...

Corrida de touros com lotação esgotada em Elvas numa noite em que Pablo Neruda teria sido feliz

Corrida de touros com lotação esgotada em Elvas numa...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados