Experiência em Barcelona prova que é seguro realizar concertos com testes anti-COVID e sem distanciamento social

Em Dezembro passado foi realizada uma experiência, em Barcelona, que consistiu em assistir a um concerto sem distanciamento, mas com teste rápido feito, uso de máscara e desinfetante para as mãos.

A ideia e organização desta iniciativa partiu dos promotores do festival Primavera Sound, que se realiza em Espanha e Portugal.

Agora foram revelados os resultados de um concerto organizado para 1000 espectadores, numa sala com capacidade para 1600 pessoas.

Assim, dos 1000 voluntários que aceitaram participar no estudo, 463 assistiram ao concerto e 496 foram colocados no grupo de controlo, não tendo entrado na sala.

No dia da experiência, todos fizeram um teste rápido para detetar COVID-19.

Uma semana depois, as mesmas pessoas voltaram a fazer um segundo teste.

De entre as pessoas que assistiram ao concerto não houve resultados posivitos.

No grupo de controlo, houve dois casos positivos.

Assim, assistindo a um espectáculo que durou 5 horas (com vários DJ’S e bandas de rock), usaram máscaras FFP2 e desinfetante para as mãos, mas não mantiveram distanciamento dos outros espectadores.

Assistir a um concerto de música ao vivo com uma série de medidas de segurança, que incluíram um teste antigénio negativo feito naquele dia, não levou a um aumento de infeções por covid. Esperamos que estas conclusões ajudem a salvar os concertos durante a pandemia de covid-19“, escreveram os autores do estudo.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,801FãsCurtir
12,703SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
283InscritosInscrever