Alexandre Monteiro revela segredos da comunicação: “Não é o que eu digo, é o que o outro percebe”, disse.
Podcast expõe nova visão sobre relações humanas
O especialista Alexandre Monteiro esteve à conversa com Lara Moniz no podcast “Vulneravelmente Falando”.
Desde logo, o episódio centrou-se na forma como a comunicação vai muito além das palavras. Para o convidado, compreender o outro é mais importante do que dominar técnicas.
Decifrar pessoas vai além da aparência
Durante a conversa, Alexandre Monteiro explicou o conceito de “decifrar pessoas”. O objetivo passa por perceber o que está para além do que é visível.
Nesse sentido, destacou: “Às vezes o que acontece é que as pessoas leem muito mais a aparência do que a essência. Então o decifrar pessoas vai à essência para compreender a aparência“
Além disso, alertou para um erro comum na comunicação. Muitas pessoas falam sem considerar quem está do outro lado.
Assim, sublinhou: “a comunicação não acontece só deste lado… não é o que eu digo, é o que o outro percebe daquilo que eu digo“
Manipulação, persuasão e influência em análise
Por outro lado, o especialista abordou um tema sensível: a linha entre manipulação e influência. Questionado sobre o uso destas técnicas, respondeu de forma clara.
Nesse contexto, afirmou: “A manipulação está na intenção da pessoa e não na técnica que eu ensino“
Segundo explicou, a diferença está na intenção. Enquanto a manipulação beneficia apenas quem a pratica, a influência pode criar impacto duradouro.
Competência sem comunicação perde valor
No plano profissional, Alexandre Monteiro defendeu que saber comunicar é essencial. O conhecimento, por si só, não chega.
Assim, deixou um alerta direto: “Há muitas pessoas competentes, que morrem competentes e ninguém sabe que elas são competentes. Porque ninguém as quer ouvir“
Além disso, revelou que o seu próprio sucesso resulta da aplicação prática destas ideias, focadas nas necessidades e emoções dos outros.
Relações pessoais também dependem da leitura emocional
Entretanto, no campo social, o especialista explicou como estas ferramentas ajudam a identificar relações verdadeiras.
Nesse sentido, partilhou uma estratégia simples: “Se lhe disseres que não e a pessoa ficar toda chateada… esta pessoa não gosta de ti, esta pessoa precisa de ti“
Já no plano amoroso, destacou a importância da abordagem emocional. Alexandre Monteiro revelou que utilizou técnicas de comunicação para construir a sua relação de longa duração.
Amor e comunicação caminham juntos
Por fim, o especialista concluiu que todas as relações humanas são movidas por necessidades emocionais.
Assim, sintetizou a sua visão com uma ideia central: “Se eu te der o amor que tu queres, tu vais-me dar o amor que eu quero“
Desta forma, a conversa no podcast reforça que comunicar bem não é apenas falar, mas saber interpretar, adaptar e responder às emoções do outro.

