ANA lança obras de melhoria no Aeroporto de Lisboa, incluindo a renovação dos terminais 1 e 2, no Humberto Delgado.
A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports dá seguimento ao plano de investimentos do Aeroporto Humberto Delgado, que inclui a renovação e remodelação de áreas dos terminais (1 e 2) do Aeroporto Humberto Delgado.
Esta nova fase de desenvolvimento, que representa um investimento de mais de 233 milhões de euros, inclui:
- Ampliação do terminal 1 através da criação do novo Pier Sul com 33.000 m2, projetado para um elevado desempenho ambiental;
- 10 novas pontes de embarque e placa de estacionamento para aviões;
- Ligação do Pier Central ao Pier Sul e reformulação do atual Pier Central;
- Reformulação de todo o Busgate Sul.
Com esta intervenção no Terminal 1 vão ser obtidas melhorias em vários níveis:
- Maior Conforto para os passageiros através de aumento da área do terminal e do embarque em contacto direto com o terminal.
- Maior eficácia operacional do aeroporto.
- Redução da pegada carbónica através infraestrutura com alto desempenho energético e redução de tráfego de viaturas na pista.
Para dar seguimento a esta nova fase de obras são celebrados os seguintes documentos:
- Contrato com o consórcio selecionado, após consulta ao mercado, liderado pela Mota-Engil;
- Protocolo com a Força Aérea Portuguesa para disponibilizar a utilização conjunta da placa militar do AT1.
Este investimento integra o Plano de Investimentos da ANA| VINCI Airports que começou a ser realizado nos aeroportos portugueses e que conta com intervenções em todas as infraestruturas, incluindo intervenções menos visíveis para os passageiros na pista ou no “lado ar”.
Para Thierry Ligonnière, Presidente da Comissão Executiva da ANA “Este é um investimento muito importante que vai melhorar o conforto, a operacionalidade e o desempenho ambiental do Aeroporto de Lisboa. É um de vários investimentos que estamos a fazer nos Aeroportos portugueses e que demonstra o compromisso da ANA e da VINCI Airports no desenvolvimento da conetividade do país e na qualidade de serviço prestada aos passageiros’ sublinha o CEO da ANA.
No Aeroporto de Lisboa foi concluída este ano a repavimentação do Taxiway e a 1ª fase do Plano de Melhoria da Qualidade de Serviço que incluiu: remodelação da área de embarque Schengen, novos pavimentos, tetos acústicos, mais lugares sentados, postos de carregamento, novos painéis de informação de voo, remodelação do acesso ao Parque P1 e área de acesso ao metro (corpo cilíndrico), novas instalações sanitárias, lounge, entre outros.
Fonte: ANA