
O Facebook divulgou, ontem, uma retrospectiva de 2018 em Portugal, destacando as principais formas como pessoas de todo o mundo, e no nosso país, se ligaram às suas comunidades na rede social.
Em Portugal, os dez assuntos mais discutidos em 2018 na rede social foram os seguintes:
-A 90ª cerimónia dos Oscars – Annual Academy Awards
-Selecção Portuguesa (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
-Falecimento de Stephen Hawking
-Dia Internacional da Mulher
-Selecção Espanhola (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
-Anúncio sobre óleo de palma
-Falecimento de Aretha Franklin
-Comemorações de 25 de Abril
-Carnaval de Loulé
-Sporting Clube de Portugal (acontecimento de 15 de maio na Academia de Alcochete)
A nível internacional, os três assuntos mais discutidos no Facebook:
-Dia Internacional da Mulher: pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, foi o assunto mais mencionado. Mas em 2018, as conversas sobre este momento foram mais longe que o próprio dia. Mulheres e homens de todo o mundo discutiram um variado conjunto de tópicos, problemas, e causas relacionadas com a mulher.
-March for Our Lives: sobreviventes da violência em Parkland, Flórida, anunciaram o movimento “March for Our Lives” no dia 18 de Fevereiro, que motivou conversas e ações por todo mundo. No mês seguinte, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar no evento do Facebook, e mais de 2.5 milhões de dólares foram doados através do Facebook Fundraisers.
-Envolvimento cívico: as eleições presidenciais no Brasil, no dia 7 de outubro, e as eleições intercalares nos Estados Unidos, dia 6 de Novembro, foram os momentos principais de conversa sobre voto e mudanças locais no governo.
O Facebook viu também comunidades reunirem-se para celebrar momentos. Os maiores eventos, organizados no Facebook, em Portugal, ao longo do ano:
-NOS Alive 2018
-Queima das Fitas do Porto 2018
-Maria Leal No Rock in Rio 2018
-Pearl Jam – Live 2018: Europe Tour
-Noite Branca Braga 2018
A nível global, os eventos que mais se destacaram no Facebook foram:
-Mundial 2018: mais de 383 milhões de fãs de futebol de todo mundo foram ao Facebook para apoiar as suas equipas favoritas através de 2,3 mil milhões de publicações, comentários, reacções e partilhas. A vitória da França no dia 15 de julho foi um dos momentos mais discutidos do ano.
-Super Bowl 52: os Philadelphia Eagles asseguraram a primeira vitória no Super Bowl contra os New England Patriots, no dia 4 de Fevereiro. Mais de 62 milhões de pessoas foram ao Facebook depois do passe incompleto Hail Mary de Tom Brady no fim do jogo, e o concerto de Justin Timberlake no intervalo em tributo ao Prince.
-Casamento Real: o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, no dia 19 de maio, juntou 42 milhões de pessoas no Facebook que fizeram publicações sobre a cerimónia, os recém-casados, e toda a pompa e circunstância.
Relativamente aos vídeos em directo, o que mais se destacou em Portugal foi o de uma actuação da acordeonista Rita Melo:
https://www.facebook.com/144836488906089/videos/1449419961781062/
