Estado de Emergência: Governo limita circulação na via pública nos 121 concelhos entre as 23:00 e as 05:00

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, acaba de falar ao país, após o término do conselho de ministros, realizado este sábado.

O primeiro-ministro anunciou as novas medidas, que integrarão o Estado de Emergência que entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 9 de Novembro e que prolongar-se-á até 23 de Novembro.

Este Estado de Emergência integra-se na estratégia de combate à pandemia provocada pela COVID-19, tendo em conta que os números têm estado a aumentar, quer em termos de infectados, quer de mortes, quer até de internados.

O primeiro-ministro revelou a aposta nos testes rápidos, nomeadamente para acesso a organismos públicos, como escolas ou prisões.

Também referiu a contratação pelo Estado do serviço de privados na Saúde, nomeadamente 106 camas contratadas na ARS Norte.

Disse ainda que funcionários públicos sem atividade ao serviço das operações de rastreio, explicando que já estão identificados 915 funcionários sem atividade e 128 docentes.

Nos próximos dois fins de semana vigorará uma outra limitação de circulação: Entre as 13h de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13 horas de domingo e as 5h00 de segunda-feira. Apenas se pode circular de manhã!

Explicou ainda que nos 121 concelhos confinados haverá recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00 da madrugada. Os 121 concelhos podem ser consultados AQUI