Luís Capucha e a campanha da SIC Notícias: “Aquilo não é apenas um ataque à tauromaquia, é uma parvoíce”

Ontem saiu, ou pelo menos foi dada a conhecer, uma campanha publicitária da SIC Notícias que envolvia a tauromaquia.

Os aficionados não gostaram. Com base nisso, questionámos Luís Capucha, sociólogo e professor e que tem dado a casa pela defesa da tauromaquia, o que pensava sobre a campanha em questão.

Luís Capucha começou por considerar que “infelizmente a nossa comunicação social e as nossas televisões têm vindo a ser marcadas por uma cultura jornalística muito má. Às vezes do alto do seu poder criticam outros que fazem o seu trabalho de forma honesta, mas a verdade é que nem sempre escolhem um bom caminho. Está certo que aquilo não é apenas um ataque à tauromaquia, é uma parvoíce, digamos assim, para dizer que aquela é uma estação que trata assuntos polémicos. É mentira! Nunca lá se tratou deste assunto de uma forma séria”.

Realçou ainda que “é mau que a política de um órgão que devia estar por cima da espuma dos dias, seja feita ao fim e ao cabo de modo mesquinho por quem está, de momento, na direcção. Provavelmente estará alguém agora na direcção da SIC Notícias que não será aficionado e que ache uma gracinha fazer isto, tal como a ministra achou uma gracinha dizer aquilo que disse, tal como o primeiro-ministro também achou piada dizer aquilo que disse…”, portanto “acho que é bastante (vou usar uma palavra dura mas verdadeira) estúpido fazer aquilo, porque estão a dividir o povo português, estão a delapidar património que é do país e não estão a contribuir em nada para o nosso desenvolvimento da nossa sociedade e progresso da nossa civilização”.